COLOFLE: UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL SOBRE COLOCAÇÕES EM FRANCÊS PARA APRENDIZES

  • Sandra Dias Loguercio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-9290-5258
  • Julia Martins Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Diana Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumen

Este trabalho se insere no âmbito de um ensino-aprendizagem de línguas que tem revisto o lugar do componente lexical a partir de novas abordagens didáticas e experiências de aprendizagem que se complementam muito mais do que se opõem. Apresentamos a proposta de um recurso educacional digital que busca introduzir a noção de colocações para o aprendiz de FLE, de modo que possa contribuir para sua competência de saber-aprender novas palavras. A partir de considerações mais amplas a respeito do léxico e de sua abordagem no ensino de línguas, definimos e situamos nosso objeto de análise e nossa proposta. Para o levantamento de colocações, nos apoiamos em uma metodologia mista, que se utiliza tanto de procedimentos da Linguística de Corpus quanto da tradução; para a elaboração da sequência didática, buscamos privilegiar uma abordagem epilinguística, ilustrada no artigo.

Biografía del autor/a

Sandra Dias Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciências da Linguagem pela Université Sorbonne Nouvelle (Paris III). Mestre em Teorias do Texto e do Discurso e Bacharela em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do Departamento de Línguas Modernas (Licenciatura e Bacharelado em Língua Francesa) e do Programa de Pós-Graduação (Estudos da Linguagem e Literários) do Instituto de Letras da UFRGS. 

Julia Martins Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharela em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tradutora e revisora (francês-inglês-português).

Diana Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFRGS, bolsista Capes). Licenciada em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de FLE. 

Citas

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Publicado
2022-04-08