PEDAGOGIA HOSPITALAR E LUDICIDADE COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DA/O PEDAGOGA/O

Résumé

Historicamente a Pedagogia possui um amplo campo de atuação, fato este que nos permite mencionar a Pedagogia Hospitalar como uma das áreas de atuação da/o pedagoga/o visando atender os indivíduos hospitalizados. Nesse sentido, objetivou-se conhecer o processo de atuação deste profissional no ambiente hospitalar junto aos pacientes que enfrentam longos períodos de internação, bem como funciona, legalmente, a classe Hospitalar. Para este estudo, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e evidências do estudo de caso. De acordo com a pesquisa, os resultados obtidos evidenciam a importância deste atendimento, pela grande relevância social, visto que a sua oferta proporciona ao indivíduo a continuidade do processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e educativo com foco na oferta sistematizada do currículo escolar. Portanto, por se tratar de um espaço diferente do contexto escolar, observar-se a necessidade de empregar metodologias pedagógicas lúdicas e recreativas, tanto as crianças quanto os seus acompanhantes, corpo clínico, e professores são beneficiadas com as práticas diversificadas e diferenciadas. Diante de tais considerações, conclui-se que a pedagogia Hospitalar deve ser implantada em todos os Hospitais Infantis do território nacional, tendo profissionais de saúde com formação adequada para trabalharem em equipe multidisciplinar e nos espaços de recreação hospitalar. Essa formação deve visar à oferta de conhecimentos científicos sobre diferentes tipos de patologias, acolhimento, humanização como também prepará-los psicologicamente e pedagogicamente, para que possam planejar, executar e avaliar as atividades neste espaço, de forma funcional.

Bibliographies de l'auteur

Fernanda Rodrigues Melo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Pedagogia.  UFT.

Vitor Pachelle Lima Abreu, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Ensino em Ciências e Saúde (UFT).

Kelber Ruhena Abrao, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, Tocantins, Brasil.

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Publiée
2024-06-17
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