PEDAGOGIA HOSPITALAR E LUDICIDADE COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DA/O PEDAGOGA/O
Abstract
Historicamente a Pedagogia possui um amplo campo de atuação, fato este que nos permite mencionar a Pedagogia Hospitalar como uma das áreas de atuação da/o pedagoga/o visando atender os indivíduos hospitalizados. Nesse sentido, objetivou-se conhecer o processo de atuação deste profissional no ambiente hospitalar junto aos pacientes que enfrentam longos períodos de internação, bem como funciona, legalmente, a classe Hospitalar. Para este estudo, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e evidências do estudo de caso. De acordo com a pesquisa, os resultados obtidos evidenciam a importância deste atendimento, pela grande relevância social, visto que a sua oferta proporciona ao indivíduo a continuidade do processo de desenvolvimento cognitivo, psicomotor e educativo com foco na oferta sistematizada do currículo escolar. Portanto, por se tratar de um espaço diferente do contexto escolar, observar-se a necessidade de empregar metodologias pedagógicas lúdicas e recreativas, tanto as crianças quanto os seus acompanhantes, corpo clínico, e professores são beneficiadas com as práticas diversificadas e diferenciadas. Diante de tais considerações, conclui-se que a pedagogia Hospitalar deve ser implantada em todos os Hospitais Infantis do território nacional, tendo profissionais de saúde com formação adequada para trabalharem em equipe multidisciplinar e nos espaços de recreação hospitalar. Essa formação deve visar à oferta de conhecimentos científicos sobre diferentes tipos de patologias, acolhimento, humanização como também prepará-los psicologicamente e pedagogicamente, para que possam planejar, executar e avaliar as atividades neste espaço, de forma funcional.
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