DESEMPENHO ESCOLAR A PARTIR DA INICIAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I

  • Débora Baleeiro de Carvalho Ericsson Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Vitor Hugo Abranche de Oliveira Universidade Estadual de Goiás - UEG

Résumé

Antigamente a música era um ato investigativo, intelectual ou sagrada, para os modernos como teoria e prática, para o compositor/intérprete, arte. Os objetivos evidenciaram o desempenho escolar de alunos da Educação Infantil e Fundamental I, a importância da iniciação musical na vida escolar da criança e os elementos teóricos, metodológicos e práticos da música na escolar. O estudo abordou a fundamentação teórica, baseada nos autores e a necessidade da musicalização nas séries iniciais; desmistificou a ideia de aulas de música como aula recreativa compreendendo o processo-aprendizagem como fator determinante na vida escolar. O recorte espacial foi de 2000 à atual conjuntura. Embora o desempenho escolar não esteja ligado tão somente às aulas de música, mas também à disciplina de Educação Física, o ensino musical é responsável por desenvolver na criança as seguintes áreas: psicomotora, linguística, cognitiva e afetiva-social. O desenvolvimento rítmico atua no processo de escrita e leitura na escolarização.

Bibliographies de l'auteur

Débora Baleeiro de Carvalho Ericsson, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior de Catalão de Goiás.

Vitor Hugo Abranche de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás, professor substituto na Universidade Estadual de Goiás. 

Publiée
2018-03-05
Rubrique
Artigos