DESEMPENHO ESCOLAR A PARTIR DA INICIAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I
Resumen
Antigamente a música era um ato investigativo, intelectual ou sagrada, para os modernos como teoria e prática, para o compositor/intérprete, arte. Os objetivos evidenciaram o desempenho escolar de alunos da Educação Infantil e Fundamental I, a importância da iniciação musical na vida escolar da criança e os elementos teóricos, metodológicos e práticos da música na escolar. O estudo abordou a fundamentação teórica, baseada nos autores e a necessidade da musicalização nas séries iniciais; desmistificou a ideia de aulas de música como aula recreativa compreendendo o processo-aprendizagem como fator determinante na vida escolar. O recorte espacial foi de 2000 à atual conjuntura. Embora o desempenho escolar não esteja ligado tão somente às aulas de música, mas também à disciplina de Educação Física, o ensino musical é responsável por desenvolver na criança as seguintes áreas: psicomotora, linguística, cognitiva e afetiva-social. O desenvolvimento rítmico atua no processo de escrita e leitura na escolarização.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).