DESEMPENHO ESCOLAR A PARTIR DA INICIAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I
Abstract
Antigamente a música era um ato investigativo, intelectual ou sagrada, para os modernos como teoria e prática, para o compositor/intérprete, arte. Os objetivos evidenciaram o desempenho escolar de alunos da Educação Infantil e Fundamental I, a importância da iniciação musical na vida escolar da criança e os elementos teóricos, metodológicos e práticos da música na escolar. O estudo abordou a fundamentação teórica, baseada nos autores e a necessidade da musicalização nas séries iniciais; desmistificou a ideia de aulas de música como aula recreativa compreendendo o processo-aprendizagem como fator determinante na vida escolar. O recorte espacial foi de 2000 à atual conjuntura. Embora o desempenho escolar não esteja ligado tão somente às aulas de música, mas também à disciplina de Educação Física, o ensino musical é responsável por desenvolver na criança as seguintes áreas: psicomotora, linguística, cognitiva e afetiva-social. O desenvolvimento rítmico atua no processo de escrita e leitura na escolarização.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).