POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE O ACESSO À POLÍTICA PÚBLICA EM UMA COOPERATIVA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE MINAS GERAIS

Résumé

Este artigo busca apresentar de que forma o Estado por meio da Política Nacional de Alimentação Escolar conseguiu modificar a qualidade de vida dos agricultores familiares cooperados de uma cooperativa da agricultura familiar de Minas Gerais. Sua sustentação teórica é baseada na perspectiva da Teoria dos Grupos para análise de políticas públicas (DYE, 2010) e no papel do Estado como garantidor dos direitos sociais no processo de desenvolvimento. Para isso foram realizadas entrevistas semi-diretivas com uma diretora da cooperativa para que fosse possível reconstruir o histórico de acesso. Os principais resultados alcançados é que a descentralização à nível municipal na implantação e gestão da política foi crucial para garantia dos benefícios esperados no PNAE.

Biographie de l'auteur

Renata Rauta Petarly, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Gestão de Cooperativas (pela UFV), Mestre em Extensão Rural (pela UFV) e Doutora em Desenvolvimento Regional (pela UFT). Atualmente é professora na Universidade Federal do Norte do Tocantins. 

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Publiée
2023-01-31
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