O CURRÍCULO INTEGRADO E O ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS NO IFSC

Résumé

Esse texto tem como objetivo apresentar reflexões destinadas a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, ao currículo integrado e ao ensino de Química para surdos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Foi elaborado a partir dos estudos de autores como Sacristan (2010), Ramos (2009, 2008), Araújo e Frigotto (2015), Stumpf (2008) entre outros. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa básica que utilizou levantamento de dados por meio de pesquisa documental e teórica. Como repercussões, destaca-se que ausência de pesquisas nesta área acarreta escassez de recursos educacionais e dificulta a troca de experiências entre pesquisadores e educadores que, por sua vez, interfere na formação de professores de Química, os quais se sentem despreparados para lidar com a complexidade da área em que atuam no contexto das especificidades encontradas na educação de surdos da Educação Profissional e Tecnológica.

Bibliographies de l'auteur

Karina Zaia Machado Raizer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT IFSC. Docente do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 

Références

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Publiée
2022-08-29