FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO LAZER: O ESCRITO, O DITO E O VIVIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Résumé
Refletir sobre uma educação para a vida no contexto da educação profissional é repensar, também, os instrumentos curriculares vivos nas escolas profissionalizantes, permitindo, logo, o envolvimento de docentes e discentes, que perpassa os conteúdos teóricos discutidos em sala de aula, numa tentativa de conhecer e intervir no contexto social do qual fazem parte. Dessa forma, este artigo tem como objetivo descrever o percurso formativo do profissional de Lazer na educação profissional, visando, assim, possibilitar diálogos mais próximos entre a sua formação, a educação profissional e o mundo do trabalho, e favorecer um melhor desenvolvimento social. Além disso, intenta-se investigar como ocorre a formação desse profissional em diálogo com os processos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão em diversos cursos de formação, de modo a evidenciar a identidade cultural dos estudos do Lazer.
Références
CARBONELL, J. S. Pedagogías del siglo XXI. Barcelona: Octaedro Editorial, 2015.
CARNEIRO, R. Construção da Europa: Contributos e limites das políticas educativas. In: Conselho Nacional de Educação. Política educativa: construção da Europa e identidade nacional. Lisboa: Ministério da Educação, 2017, p. 72-85. Disponível em: https://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/politica-educativa.pdf Acesso em: 30 jul. 2021.
CHAGAS, K. K. N. Por uma educação sensível: brincar, criar e sentir. Curitiba: Appris, 2017
CSIKSZENTMIHALYI, M. A descoberta do fluxo: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
Decreto-lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://portal.mec.gov.br, Acesso em: 9 de jun. 2021.
GIMENO, J. El Currículum: una reflexión sobre la práctica. Madrid: Morata, 1988.
ISAYAMA, H. F.; SANTOS, C. A. N. L. Reflexões sobre a formação profissional em lazer no Brasil. In: SILVA, J. V. P.; MOREIRA, W. W. (org.). Lazer e esporte no século XXI: novidades no horizonte? Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 161-177.
JACOBS, H. H. Un nuevo currículo esencial para un mundo en cambio. In: JACOBS, H. H. (org.). Curriculum XXI: Lo esencial de la educación para un mundo en cambio. Madrid: Narcea Ediciones, 2014, p. 11-19.
LIMA, Licínio C. Revisitação Gelpiana da Educação Permanente: Ambiguidades e erosão política de um conceito. Investigar em Educação, Braga, n. 5, 2016. Disponível em: http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/111. Acesso em: 1 jun. 2021
MAIA, S. C. F. Da formação ludopoiética à autopoiese do lazer: significados para a autoformação humanescente do profissional do lazer. Mauritius/Africa: Novas Edições Acadêmicas, 2010.
MEC/CEFET/RN. Curso Superior em Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida. Plano de Curso. Natal: Disponível em: www.ifrn.edu.br. Acesso em: 15 jul. 2021.
MORGADO, J. C. Processos e práticas de (re)construção da autonomia curricular. 2003. Tese (Doutorado). Braga: Universidade do Minho, 2003.
MORIN, E. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013
PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007.
PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. Trad. Daniel Aarão Reis Filho. São Paulo: Expressão popular, 2011.
RIBEIRO, A. L. de A.; AZEVÊDO, P. H. Capacitação e qualificação de gestores do ambiente esportivo no Distrito Federal: o perfil do participante do Ciclo de Palestras GESPORTE. Brasília, DF, 2012.
SOUZA, K. S. O perfil profissional do Gestor Desportivo e de Lazer: uma análise do projeto político pedagógico a partir dos discentes. 2015.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Tecnológica em Gestão Desportiva e de Lazer) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
SOUZA, M. M. F. G. A atuação profissional do gestor desportivo e de lazer: Um estudo sobre a sua inserção no mercado de trabalho. 2018. 81f. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
SUÁREZ-OROZCO, M. M. Learning in the Global Era. International Perspectives on Globalization and Education. Berkeley: University of California Press, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).