FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO LAZER: O ESCRITO, O DITO E O VIVIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Résumé

Refletir sobre uma educação para a vida no contexto da educação profissional é repensar, também, os instrumentos curriculares vivos nas escolas profissionalizantes, permitindo, logo, o envolvimento de docentes e discentes, que perpassa os conteúdos teóricos discutidos em sala de aula, numa tentativa de conhecer e intervir no contexto social do qual fazem parte. Dessa forma, este artigo tem como objetivo descrever o percurso formativo do profissional de Lazer na educação profissional, visando, assim, possibilitar diálogos mais próximos entre a sua formação, a educação profissional e o mundo do trabalho, e favorecer um melhor desenvolvimento social. Além disso, intenta-se investigar como ocorre a formação desse profissional em diálogo com os processos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão em diversos cursos de formação, de modo a evidenciar a identidade cultural dos estudos do Lazer.

Bibliographies de l'auteur

Kadydja Karla Nascimento Chagas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Professora Pós-doutora em Ciências Sociais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Atualmente está cursando Pós Doutoramento em Educação Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP/IFRN. 

José Carlos Morgado, Universidade do Minho - Instituto de Educação

Doutor em Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, pela Universidade do Minho. Professor Associado no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa na mesma instituição. Investigador integrado no Centro de Investigação em Educação (CIEd) e coordenador do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação.

 

Sonia Cristina Ferreira Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Pós-Doutora em Sociologia da Educação pela Universidade do Minho, Braga – Portugal. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. 

Rosalva Alves Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Doutora em Ciências da Educação: Sociologia da Educação pela Universidade do Minho – UMinho, Braga – Portugal. Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. Professora do Câmpus Apodi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.

Références

BECK, U. A metamorfose do mundo: como as alterações climáticas estão a transformar a sociedade. Lisboa: Edições 70, 2017.

CARBONELL, J. S. Pedagogías del siglo XXI. Barcelona: Octaedro Editorial, 2015.

CARNEIRO, R. Construção da Europa: Contributos e limites das políticas educativas. In: Conselho Nacional de Educação. Política educativa: construção da Europa e identidade nacional. Lisboa: Ministério da Educação, 2017, p. 72-85. Disponível em: https://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/politica-educativa.pdf Acesso em: 30 jul. 2021.

CHAGAS, K. K. N. Por uma educação sensível: brincar, criar e sentir. Curitiba: Appris, 2017

CSIKSZENTMIHALYI, M. A descoberta do fluxo: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Decreto-lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://portal.mec.gov.br, Acesso em: 9 de jun. 2021.

GIMENO, J. El Currículum: una reflexión sobre la práctica. Madrid: Morata, 1988.

ISAYAMA, H. F.; SANTOS, C. A. N. L. Reflexões sobre a formação profissional em lazer no Brasil. In: SILVA, J. V. P.; MOREIRA, W. W. (org.). Lazer e esporte no século XXI: novidades no horizonte? Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 161-177.

JACOBS, H. H. Un nuevo currículo esencial para un mundo en cambio. In: JACOBS, H. H. (org.). Curriculum XXI: Lo esencial de la educación para un mundo en cambio. Madrid: Narcea Ediciones, 2014, p. 11-19.

LIMA, Licínio C. Revisitação Gelpiana da Educação Permanente: Ambiguidades e erosão política de um conceito. Investigar em Educação, Braga, n. 5, 2016. Disponível em: http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/111. Acesso em: 1 jun. 2021

MAIA, S. C. F. Da formação ludopoiética à autopoiese do lazer: significados para a autoformação humanescente do profissional do lazer. Mauritius/Africa: Novas Edições Acadêmicas, 2010.

MEC/CEFET/RN. Curso Superior em Tecnologia em Lazer e Qualidade de Vida. Plano de Curso. Natal: Disponível em: www.ifrn.edu.br. Acesso em: 15 jul. 2021.

MORGADO, J. C. Processos e práticas de (re)construção da autonomia curricular. 2003. Tese (Doutorado). Braga: Universidade do Minho, 2003.

MORIN, E. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. Trad. Daniel Aarão Reis Filho. São Paulo: Expressão popular, 2011.

RIBEIRO, A. L. de A.; AZEVÊDO, P. H. Capacitação e qualificação de gestores do ambiente esportivo no Distrito Federal: o perfil do participante do Ciclo de Palestras GESPORTE. Brasília, DF, 2012.

SOUZA, K. S. O perfil profissional do Gestor Desportivo e de Lazer: uma análise do projeto político pedagógico a partir dos discentes. 2015.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Tecnológica em Gestão Desportiva e de Lazer) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

SOUZA, M. M. F. G. A atuação profissional do gestor desportivo e de lazer: Um estudo sobre a sua inserção no mercado de trabalho. 2018. 81f. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

SUÁREZ-OROZCO, M. M. Learning in the Global Era. International Perspectives on Globalization and Education. Berkeley: University of California Press, 2009.
Publiée
2021-11-12