O JOVEM APRENDIZ DA FUNDAÇÃO BRADESCO “EDUCADO” PARA UM FUTURO SUBALTERNO

Résumé

O artigo trata do Programa Adolescente Aprendiz, implementado pela Fundação Bradesco, no ano de 2004, a partir da Lei de Aprendizagem nº 10.097/2000. A análise de fontes documentais da Fundação Bradesco e do Banco Bradesco, referentes ao período de 2013 a 2018, fundamentou-se no materialismo histórico-dialético. Esta opção teórico-metodológica possibilitou compreensão do Programa em suas múltiplas dimensões, determinações e particularidades, considerando sua articulação com a totalidade social. A partir dessa perspectiva, apresentamos o Programa Adolescente Aprendiz da Fundação Bradesco, como uma das estratégias de formação ideológica e de controle social que, na atualidade, vale-se das teses da pedagogia das competências e do incentivo ao empreendedorismo com o objetivo de formar os jovens da classe trabalhadora para a vida produtiva nos limites da subalternidade.

Bibliographies de l'auteur

Sânia Nayara da Costa Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Educação do PPGE da UFRJ

Sonia Rummert, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do PPGE da UFF e Pesquisadora do CNPq.

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Publiée
2021-11-12