O JOVEM APRENDIZ DA FUNDAÇÃO BRADESCO “EDUCADO” PARA UM FUTURO SUBALTERNO

Resumen

O artigo trata do Programa Adolescente Aprendiz, implementado pela Fundação Bradesco, no ano de 2004, a partir da Lei de Aprendizagem nº 10.097/2000. A análise de fontes documentais da Fundação Bradesco e do Banco Bradesco, referentes ao período de 2013 a 2018, fundamentou-se no materialismo histórico-dialético. Esta opção teórico-metodológica possibilitou compreensão do Programa em suas múltiplas dimensões, determinações e particularidades, considerando sua articulação com a totalidade social. A partir dessa perspectiva, apresentamos o Programa Adolescente Aprendiz da Fundação Bradesco, como uma das estratégias de formação ideológica e de controle social que, na atualidade, vale-se das teses da pedagogia das competências e do incentivo ao empreendedorismo com o objetivo de formar os jovens da classe trabalhadora para a vida produtiva nos limites da subalternidade.

Biografía del autor/a

Sânia Nayara da Costa Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda em Educação do PPGE da UFRJ

Sonia Rummert, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do PPGE da UFF e Pesquisadora do CNPq.

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Publicado
2021-11-12