AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS LEIS ORGÂNICAS DO ENSINO (1942-1961)
Résumé
O presente artigo insere-se em uma pesquisa maior, elaborada no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. Possui por objetivo investigar as práticas educativas elencadas nas Leis Orgânicas do Ensino e analisar como o estudo das práticas pode contribuir para a compreensão da educação profissional entre 1940 a 1960. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam que era dada importância considerável às práticas educativas, haja vista a carga horária dos cursos. Além de formar sujeitos para desempenhar um ofício, tais práticas acentuavam as diferenças entre estudantes oriundos das camadas de elite e das camadas populares, e as desigualdades no que diz respeito ao ensino ministrado a estudantes dos sexos masculino e feminino. Havia previsão legal para a separação física entre estudantes de sexos distintos.
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