A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM BUSCA DA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Résumé

Este artigo traz alguns dos avanços apresentados na pesquisa “A formação dos professores subsidiada pela concepção da teoria da complexidade e visão da ecologia integral”, tendo como problema: quais são as contribuições do pensamento complexo apresentado por Edgar Morin e do pensamento do Papa Francisco, que fundamenta a encíclica Laudato si’, para a construção da concepção de ecologia integral e seus reflexos na formação do cidadão planetário? Para respondê-lo, adotou-se como objetivo apresentar a tessitura entre o pensamento complexo de Edgar Morin e o conceito de ecologia integral, defendido por Papa Francisco na referida encíclica, que possibilite apontar elementos estruturantes na educação do cidadão planetário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de casos múltiplos. Como resultado principal, destaca-se a demanda pelo desenvolvimento do pensamento complexo e do construto ecologia integral na formação de professores.

Bibliographies de l'auteur

Líliam Maria Born Martinelli, Faculdade Educacional da Lapa

Bacharel em Química e licenciada em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre e doutora em Educação pela mesma universidade. Professora na Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) e no Centro Universitário Santa Cruz (UniSantaCruz). Membro do grupo de pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP-PUCPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação (UFPR).   

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Coordenadora do grupo de Pesquisa Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PEFOP-PUCPR).

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Publiée
2021-08-16