A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM BUSCA DA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Abstract
Este artigo traz alguns dos avanços apresentados na pesquisa “A formação dos professores subsidiada pela concepção da teoria da complexidade e visão da ecologia integral”, tendo como problema: quais são as contribuições do pensamento complexo apresentado por Edgar Morin e do pensamento do Papa Francisco, que fundamenta a encíclica Laudato si’, para a construção da concepção de ecologia integral e seus reflexos na formação do cidadão planetário? Para respondê-lo, adotou-se como objetivo apresentar a tessitura entre o pensamento complexo de Edgar Morin e o conceito de ecologia integral, defendido por Papa Francisco na referida encíclica, que possibilite apontar elementos estruturantes na educação do cidadão planetário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de casos múltiplos. Como resultado principal, destaca-se a demanda pelo desenvolvimento do pensamento complexo e do construto ecologia integral na formação de professores.
References
BEHRENS, Marilda Aparecida; PRIGOL, Edna Liz .Avanços do pensamento complexo na visão ética. DEBATES EM EDUCAÇÃO. v.12, p.724 - 738, 2020.
BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer n. 14, de 6 de junho de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 jun. 2012a.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 jan. 2012b.
IGREJA CATÓLICA. Papa Francisco (Jorge Bergoglio). Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2015. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html. Acesso em: 18 out. 2015.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente e Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, jan./mar. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/asoc/v17n1/v17n1a03.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019.
LEFF, Enrique (Coord.). A complexidade ambiental. Tradução de Eliete Wolf. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010a.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010b.
MARTINELLI, Líliam M. B. A formação dos professores subsidiada pela concepção da teoria da complexidade e a visão da ecologia integral. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2020
MORAES, Maria C. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, Maria C. de. SUANNO, João H. O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Dulce Matos. 2. ed. Lisboa: Instituto Jean Piaget, 1990.
MORIN, Edgar. O método I: a natureza da natureza. Tradução de Maria Gabriela de Bragança. 3. ed. Lisboa: Publicações Euro-América, 1997.
MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-pátria. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000a.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do presente. In MORAES, Maria C.; ALMEIDA, Maria Conceição de (Org.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-pátria. 2. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da Complexidade. Tradução Nurimar Maria Falci. São Paulo: Peirópolis, 2000c
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).