INTERAGINDO COM OS SENTIDOS DO “SILÊNCIO” NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA VIVÊNCIA COM ABP
Résumé
Relato de experiência das autoras enquanto educandas de um Curso de Pós graduação em Processos Educacionais Inovadores (PEI), após a experimentação da mediação de pequenos grupos utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Nessa metodologia os momentos de interação e discussão das ideias é relevante para a construção do conhecimento. Esse relato tem como propósito apresentar as reflexões sobre os momentos de “silêncio” dos estudantes no desenvolvimento das etapas da ABP. Os resultados dessa experiência ratificam a importância da formação para a transformação docente nos processos educacionais. A formação estimula a percepção e análise crítico-reflexiva de questões que podem tornar-se fatores dificultadores na mediação do processo de aprendizagem, como o “silêncio” de educandos em momentos de interação. Para que os mediadores não induzam ao silenciamento dos educandos e não emitam juízo de valor, precisam estar atentos ao silêncio, para traduzi-lo, interpretá-lo e manejá-lo sob o aspecto da comunicação afetiva.
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