INTERAGINDO COM OS SENTIDOS DO “SILÊNCIO” NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA VIVÊNCIA COM ABP

Resumen

Relato de experiência das autoras enquanto educandas de um Curso de Pós graduação em Processos Educacionais Inovadores (PEI), após a experimentação da mediação de pequenos grupos utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Nessa metodologia os momentos de interação e discussão das ideias é relevante para a construção do conhecimento. Esse relato tem como propósito apresentar as reflexões sobre os momentos de “silêncio” dos estudantes no desenvolvimento das etapas da ABP. Os resultados dessa experiência ratificam a importância da formação para a transformação docente nos processos educacionais. A formação estimula a percepção e análise crítico-reflexiva de questões que podem tornar-se fatores dificultadores na mediação do processo de aprendizagem, como o “silêncio” de educandos em momentos de interação. Para que os mediadores não induzam ao silenciamento dos educandos e não emitam juízo de valor, precisam estar atentos ao silêncio, para traduzi-lo, interpretá-lo e manejá-lo sob o aspecto da comunicação afetiva.

Biografía del autor/a

Juliana Santos Simões, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/TO)

Especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra/TO). Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). 

Linvalda Rodrigues Henrique de Araújo, Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO)

Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP - FIOCRUZ). Graduada em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco. 

Patrícia Ferreira Nomellini , Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO)

Doutora em Ciências da Saúde pela pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. 

Rachel Bernardes de Lima , Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica)

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (FCEA). 

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Publicado
2022-06-06