ESCOLA DEMOCRÁTICA: UM OLHAR ATENTO PARA O DIÁLOGO E PARA A ESCUTA

Palavras-chave: Escola Participativa. Gestão Pedagógica. Educação Infantil. Anos iniciais.

Resumo

O artigo relata uma experiência sobre um trabalho compartilhado entre a gestão pedagógica, professoras, crianças e comunidade escolar de uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O estudo concentrou-se nas crianças e nas professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. O relato descreve práticas educativas, participativas e democráticas, através de uma liderança dirigida através da escuta, como um exercício ético, estético e político para a construção de uma sociedade mais justa e horizontal. A pesquisa na qual a experiência se insere é de natureza qualitativa, sendo que os dados foram transcritos e avaliados por meio da análise textual discursiva. Em suma, a experiência exposta revelou-se basal para efetivação de um trabalho humanizado com as professoras e crianças da escola pesquisada.

 

Biografia do Autor

Évelin Albert, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestra em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. 

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Publicado
2022-03-08