ESCOLA DEMOCRÁTICA: UM OLHAR ATENTO PARA O DIÁLOGO E PARA A ESCUTA
Abstract
References
ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 1 ed. Guarulhos – SP. Editora Cortez, 1980.
ARAÚJO, Ulisses F. Assembleia escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BOTO, Carlota. António Nóvoa: uma vida para a educação. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e201844002003. Epub Nov 23, 2018. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002003.
BRITO, Renato de Oliveira; CARNIELLI, Beatrice Laura. Gestão participativa: uma matriz de interações entre a escola e a comunidade escolar. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 5, no. 2, p.26-41, nov. 2011.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, Apr. 2006.
DAHLBERG, Gunilla.; MOSS, Peter.; PENCE, Alan. Beyond quality in early childhood education and care. Londres: Falmer Press, 1999.
DEWEY, John. Experiência e educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
FREIRE, Paulo. A educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
_____________A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
_____________Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: educa- Formação, 2004.
KÖNIG, Franciele Rusch; BRIDI, Fabiane Romano de Souza. O ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas: avaliando efeito. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 13, n. 1, p. 278-290, jan./abr. 2019.
LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. In: Série: Cadernos de Gestão. Petrópolis: Vozes. 2013.
_____________A Gestão Participativa na Escola. 11.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
NÓVOA, António. Prefácio. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org). Histórias de vida: destacados educadores fazem a história da educação rio-grandense. 2. Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
_____________Profissão professor. Portugal: Porto, 1999.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (2002). Um capítulo metodológico: Os estudos de caso. In J. Oliveira-Formosinho e T. Kishimoto (Orgs.), Formação em contexto: Uma estratégia de integração (pp. 89-108). S. Paulo: Thomson.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko; PINAZZA, Mônica. Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
OLIVEIRA, João Manuel de, AMÂNCIO, Lígia. Teorias feministas e representações sociais: desafios dos conhecimentos situados para a psicologia social. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, 14, setembro-dezembro/2006 p. 597-615
QVORTRUP, Jens. Visibilidades das Crianças e da Infância. Linhas Críticas, n. 41, v. 20, p. 23-42, jan./abr., 2014.
SAMIA, Mônica. Diálogos Sobre Formação de Formadores da Educação Infantil. Curitiba: Appris, 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O Fim do Império Cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
TONUCCI, Francesco. Quando as Crianças Dizem: agora chega! Porto Alegre: Artmed, 2005.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n.3, p.443-466, set./dez. 2005. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>
UNGER, Roberto Mangabeira. O direito e o futuro da democracia. São Paulo: Boitempo,2004.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).