ESCOLA DEMOCRÁTICA: UM OLHAR ATENTO PARA O DIÁLOGO E PARA A ESCUTA
Resumen
O artigo relata uma experiência sobre um trabalho compartilhado entre a gestão pedagógica, professoras, crianças e comunidade escolar de uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O estudo concentrou-se nas crianças e nas professoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. O relato descreve práticas educativas, participativas e democráticas, através de uma liderança dirigida através da escuta, como um exercício ético, estético e político para a construção de uma sociedade mais justa e horizontal. A pesquisa na qual a experiência se insere é de natureza qualitativa, sendo que os dados foram transcritos e avaliados por meio da análise textual discursiva. Em suma, a experiência exposta revelou-se basal para efetivação de um trabalho humanizado com as professoras e crianças da escola pesquisada.
Citas
ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. 1 ed. Guarulhos – SP. Editora Cortez, 1980.
ARAÚJO, Ulisses F. Assembleia escolar: um caminho para a resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BOTO, Carlota. António Nóvoa: uma vida para a educação. Educ. Pesqui. [online]. 2018, vol.44, e201844002003. Epub Nov 23, 2018. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002003.
BRITO, Renato de Oliveira; CARNIELLI, Beatrice Laura. Gestão participativa: uma matriz de interações entre a escola e a comunidade escolar. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 5, no. 2, p.26-41, nov. 2011.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, Apr. 2006.
DAHLBERG, Gunilla.; MOSS, Peter.; PENCE, Alan. Beyond quality in early childhood education and care. Londres: Falmer Press, 1999.
DEWEY, John. Experiência e educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
FREIRE, Paulo. A educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
_____________A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
_____________Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: educa- Formação, 2004.
KÖNIG, Franciele Rusch; BRIDI, Fabiane Romano de Souza. O ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas: avaliando efeito. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 13, n. 1, p. 278-290, jan./abr. 2019.
LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. In: Série: Cadernos de Gestão. Petrópolis: Vozes. 2013.
_____________A Gestão Participativa na Escola. 11.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
NÓVOA, António. Prefácio. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org). Histórias de vida: destacados educadores fazem a história da educação rio-grandense. 2. Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
_____________Profissão professor. Portugal: Porto, 1999.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (2002). Um capítulo metodológico: Os estudos de caso. In J. Oliveira-Formosinho e T. Kishimoto (Orgs.), Formação em contexto: Uma estratégia de integração (pp. 89-108). S. Paulo: Thomson.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko; PINAZZA, Mônica. Pedagogia(s) da Infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
OLIVEIRA, João Manuel de, AMÂNCIO, Lígia. Teorias feministas e representações sociais: desafios dos conhecimentos situados para a psicologia social. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, 14, setembro-dezembro/2006 p. 597-615
QVORTRUP, Jens. Visibilidades das Crianças e da Infância. Linhas Críticas, n. 41, v. 20, p. 23-42, jan./abr., 2014.
SAMIA, Mônica. Diálogos Sobre Formação de Formadores da Educação Infantil. Curitiba: Appris, 2017.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O Fim do Império Cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (Org.). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
TONUCCI, Francesco. Quando as Crianças Dizem: agora chega! Porto Alegre: Artmed, 2005.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, n.3, p.443-466, set./dez. 2005. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>
UNGER, Roberto Mangabeira. O direito e o futuro da democracia. São Paulo: Boitempo,2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).