TECNOLOGIA E REVISTAS EM QUADRINHOS NO TRABALHO DA INCLUSÃO
Résumé
Este trabalho é um relato de experiência de um projeto desenvolvido em uma Escola Pública do município de Natal com o objetivo descrever o processo de construção de Histórias em Quadrinhos (HQ) sobre inclusão nas modalidades manual e digital. O projeto envolveu alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com e sem deficiência, idade entre 7 e 11 anos, a professoras do Atendimento Educacional Especializado e da sala regular, estagiários, coordenação, e formadora do Clickideia Tecnologia Educacional. Foram realizadas aulas expositivas, vídeos sobre deficiências, rodas de conversas, dinâmicas e leituras de revistas e criação das revistas. Resultados indicaram que o uso do gênero textual das HQ trouxe benefícios para os alunos. Aumentou a integração entre alunos com e sem deficiências, o interesse pela leitura e compreensão sobre o tema da inclusão. As ferramentas utilizadas podem ser úteis para trabalhar outros conteúdos.
Références
AMATO, C.A.H.; RIBEIRO, G.R.P.S. Análise da utilização do Desenho Universal para Aprendizagem. São Paulo, v. 18, n. 2, p. 125-151, 2018.
ANDRADE, A.P.R. O uso das tecnologias na educação: computador e Internet. 2011.22 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
BARI, V. Leituras Escolar e Revistas em Quadrinhos: fruição intelectual, criatividade e formação de gostos de leitores. 9º arte. Vol1, São Paulo, 2012.
BARDY, L.R., HAYASHI, M.C.P.I., SCHLUNZEN, E.T.M.; SEABRA JÚNIOR, M.O. Objetos de Aprendizagem como recurso pedagógico em contextos inclusivos: subsídios para a formação de professores a distância. Revista Brasileira de Educação Especial, 19(2), 273-288, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRITO, D.S. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Periódico de Divulgação Científica da FALS Ano IV - Nº VIII- JUN / 2010.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional - LDB 9394. Brasília: Diário Oficial da União, nº 248 de 20/12/1996.
CALDERARI, M.F.M; MENDONÇA, I.R.M.M; PRESTES, I.C.P; CORDIOLLI, M.A; MARCHESE, M. L; DECHANDT, V.S; PESSOA, V.S. O currículo e a Educação Especial. 1.ed. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2014.
CALIL, E.; FERREIRA, A.S. Imagem e Texto: Criação de Histórias em Quadrinhos em Sala de Aula. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Caxias do Sul/RS, 2009.
GIROTO, C.R.M.; POKER, R.B.; OMOTE, S. (org.) As Tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Oficina Universitária. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
PORTO, K.S.; SANTANA, L.S. O Uso do Computador e da Internet como recursos facilitadores da Aprendizagem da Leitura em Sala de aula. VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. Vitória da Conquista/ Bahia, 2017.
RAMOS, P. É possível ensinar oralidade usando histórias em quadrinhos? Revista em intercambio, Vol. XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, 2006.
SHIMAZAKI, E.M.; AUADA, V.G.C.; MENEGASSI, R.J.; MORI, N.N.R. O Trabalho com o Gênero Textual História em Quadrinhos com Alunos que Possuem Deficiência Intelectual. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, n.1, p.121-142, Jan.-Mar., 2018
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).