TECNOLOGIA E REVISTAS EM QUADRINHOS NO TRABALHO DA INCLUSÃO
Abstract
Este trabalho é um relato de experiência de um projeto desenvolvido em uma Escola Pública do município de Natal com o objetivo descrever o processo de construção de Histórias em Quadrinhos (HQ) sobre inclusão nas modalidades manual e digital. O projeto envolveu alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com e sem deficiência, idade entre 7 e 11 anos, a professoras do Atendimento Educacional Especializado e da sala regular, estagiários, coordenação, e formadora do Clickideia Tecnologia Educacional. Foram realizadas aulas expositivas, vídeos sobre deficiências, rodas de conversas, dinâmicas e leituras de revistas e criação das revistas. Resultados indicaram que o uso do gênero textual das HQ trouxe benefícios para os alunos. Aumentou a integração entre alunos com e sem deficiências, o interesse pela leitura e compreensão sobre o tema da inclusão. As ferramentas utilizadas podem ser úteis para trabalhar outros conteúdos.
References
AMATO, C.A.H.; RIBEIRO, G.R.P.S. Análise da utilização do Desenho Universal para Aprendizagem. São Paulo, v. 18, n. 2, p. 125-151, 2018.
ANDRADE, A.P.R. O uso das tecnologias na educação: computador e Internet. 2011.22 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
BARI, V. Leituras Escolar e Revistas em Quadrinhos: fruição intelectual, criatividade e formação de gostos de leitores. 9º arte. Vol1, São Paulo, 2012.
BARDY, L.R., HAYASHI, M.C.P.I., SCHLUNZEN, E.T.M.; SEABRA JÚNIOR, M.O. Objetos de Aprendizagem como recurso pedagógico em contextos inclusivos: subsídios para a formação de professores a distância. Revista Brasileira de Educação Especial, 19(2), 273-288, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRITO, D.S. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Periódico de Divulgação Científica da FALS Ano IV - Nº VIII- JUN / 2010.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional - LDB 9394. Brasília: Diário Oficial da União, nº 248 de 20/12/1996.
CALDERARI, M.F.M; MENDONÇA, I.R.M.M; PRESTES, I.C.P; CORDIOLLI, M.A; MARCHESE, M. L; DECHANDT, V.S; PESSOA, V.S. O currículo e a Educação Especial. 1.ed. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2014.
CALIL, E.; FERREIRA, A.S. Imagem e Texto: Criação de Histórias em Quadrinhos em Sala de Aula. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Caxias do Sul/RS, 2009.
GIROTO, C.R.M.; POKER, R.B.; OMOTE, S. (org.) As Tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Oficina Universitária. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
PORTO, K.S.; SANTANA, L.S. O Uso do Computador e da Internet como recursos facilitadores da Aprendizagem da Leitura em Sala de aula. VI Seminário Nacional e II Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional. Vitória da Conquista/ Bahia, 2017.
RAMOS, P. É possível ensinar oralidade usando histórias em quadrinhos? Revista em intercambio, Vol. XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, 2006.
SHIMAZAKI, E.M.; AUADA, V.G.C.; MENEGASSI, R.J.; MORI, N.N.R. O Trabalho com o Gênero Textual História em Quadrinhos com Alunos que Possuem Deficiência Intelectual. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, n.1, p.121-142, Jan.-Mar., 2018
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).