O ESTUDANTE CEGO EM ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Résumé

A presença de estudantes com deficiência na Educação Superior brasileira tem evidenciado barreiras que dificultam a permanência e a formação acadêmica de qualidade no âmbito universitário. Diante dessa realidade, o presente estudo, com base em um relato de experiência, objetivou analisar a formação empreendida em campo de estágio curricular obrigatório sob a ótica de uma estudante cega na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, buscando contribuir para a melhoria desse processo. A partir dos dados oriundos de análise documental e questionário online, constatou-se, dentre outros aspectos, a existência de barreiras no processo de estágio curricular obrigatório da estudante. Assim, há a necessidade de diretrizes institucionais orientadoras para o estágio curricular obrigatório de estudantes com deficiência que levem em consideração as dimensões de acessibilidade. Além disso, destaca-se a necessidade de articulação de ações institucionais junto à Política de Inclusão e Acessibilidade e à Rede de Apoio da Universidade, visando assegurar as condições para o desenvolvimento das habilidades e competências no exercício profissional de estudantes com deficiência em campos de estágio curricular.

Bibliographies de l'auteur

Giuliana Maria Gonçalves Ávila, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga, Mestranda em Educação Especial, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Références

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Publiée
2021-06-23