O ENSINO EMERGENCIAL REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA COMPLEXIDADE
Résumé
Este artigo objetiva analisar, fundamentando-se em princípios da Complexidade, experiências de professoras do Ensino Fundamental com o ensino remoto em função da pandemia de COVID-19. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve os dados gerados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com três professoras alfabetizadoras que atuam na rede pública municipal de Imperatriz - MA. Tendo por base as análises, percebemos que a pandemia, além de revelar os equívocos da visão paradigmática reducionista e unidimensional da realidade, enfatizou as fragilidades da escola pública diante do ensino remoto, revelando um contexto de exclusão social e digital e acentuando a situação de desvantagem dos alunos mais pobres durante a pandemia. Constatamos ainda que, nesse momento de incertezas, as professoras estão recorrendo a elementos que as aproximam do paradigma emergente, pois estão se adaptando à realidade utilizando princípios da Complexidade como caminho para enfrentar os novos desafios.
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