A CONCEPÇÃO DE ESCOLAS CRIATIVAS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANA DE PROFESSORES
Résumé
Este artigo inventaria as produções bibliográficas brasileiras que versam sobre as Escolas Criativas com foco nas potencialidades para a formação científica, técnica e humana de professores. A metodologia considerou um levantamento bibliográfico de publicações, realizado no Google Acadêmico, utilizando-se, como descritores de busca os termos “escolas criativas”, “complexidade”, “transdisciplinaridade” e “saberes”, que apresentassem, ao menos, uma citação. Os resultados revelam que as pesquisas são recentes e apresentam discussões alinhadas às demandas da sociedade contemporânea; sendo ainda circunscritas a um grupo de pesquisadores filiados à Rede Internacional de Escolas Criativas, com representação no Brasil. Os conceitos basilares recorrentes são criatividade, transdisciplinaridade, ecoformação, inovação e complexidade. Constata-se a necessidade de maior divulgação das pesquisas sobre Escolas Criativas em função das potencialidades para a formação de professores, para a constituição de novas referências sobre os processos de ensino e de aprendizagem em uma perspectiva transdisciplinar, humanizadora, científica, ecossistêmica e criativa.
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