A CONCEPÇÃO DE ESCOLAS CRIATIVAS E SUAS POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANA DE PROFESSORES

Résumé

Este artigo inventaria as produções bibliográficas brasileiras que versam sobre as Escolas Criativas com foco nas potencialidades para a formação científica, técnica e humana de professores. A metodologia considerou um levantamento bibliográfico de publicações, realizado no Google Acadêmico, utilizando-se, como descritores de busca os termos “escolas criativas”, “complexidade”, “transdisciplinaridade” e “saberes”, que apresentassem, ao menos, uma citação. Os resultados revelam que as pesquisas são recentes e apresentam discussões alinhadas às demandas da sociedade contemporânea; sendo ainda circunscritas a um grupo de pesquisadores filiados à Rede Internacional de Escolas Criativas, com representação no Brasil. Os conceitos basilares recorrentes são criatividade, transdisciplinaridade, ecoformação, inovação e complexidade. Constata-se a necessidade de maior divulgação das pesquisas sobre Escolas Criativas em função das potencialidades para a formação de professores, para a constituição de novas referências sobre os processos de ensino e de aprendizagem em uma perspectiva transdisciplinar, humanizadora, científica, ecossistêmica e criativa.

Bibliographies de l'auteur

Joel Bonin, UNIARP

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Curitiba-PR. Professor da Universidade Alto Vale Rio do Peixe (UNIARP). 

Helena Maria Ferreira, UFLA

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora na Universidade Federal de Lavras. 

Francine de Paulo Martins Lima, UFLA

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da área de Didática e estágios da Universidade Federal de Lavras. 

Regilson Maciel Borges, UFLA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professor na Universidade Federal de Lavras. 

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Publiée
2021-08-13