CRIATIVIDADE, PERSPECTIVAS E REALIDADES DO ENSINO REMOTO A PARTIR DE OUTRAS LENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Résumé

O ensino remoto se apresenta, nos últimos dias, como um dos principais desafios que a Educação Básica brasileira vivencia nesta pandemia da Covid-19. Diante deste cenário objetivou-se refletir sobre o ensino remoto na perspectiva da transdisciplinaridade e da criatividade, em termo mais específico, dialogar acerca das mazelas do pensamento simplificador no ensino remoto na Educação Básica. Este trabalho parte da indagação: De que maneira a transdisciplinaridade e a criatividade pode nos orientar para além de um olhar reducionista neste contexto de ensino remoto? A pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam que neste período pandêmico, os professores apresentam dificuldades em romper com a fragmentação e simplificação do conhecimento. O trabalho aponta possibilidades no fazer pedagógico como também poderá contribuir para alavancar novos estudos sobre as práticas docentes neste cenário.

Bibliographies de l'auteur

Kênia Paulino de Queiroz Souza, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2019). Doutoranda em Educação na Amazônia - UFT (2020). Mestra em Educação - UFT (2016). Diretora do Câmpus Paraíso da UNITINS. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras-RIEC. 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-doutora e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Programa EDUCANORTE/PGEDA, polo Palmas - UFT. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras-RIEC. 

Lilia Reijane Ribeiro dos Santos Menezes, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT (2020). Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e professora da educação básica. Arraias.

Marina Carla da Cruz Queiroz, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e professora da Educação Básica. 

Références

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Publiée
2021-08-13