CRIATIVIDADE, PERSPECTIVAS E REALIDADES DO ENSINO REMOTO A PARTIR DE OUTRAS LENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
O ensino remoto se apresenta, nos últimos dias, como um dos principais desafios que a Educação Básica brasileira vivencia nesta pandemia da Covid-19. Diante deste cenário objetivou-se refletir sobre o ensino remoto na perspectiva da transdisciplinaridade e da criatividade, em termo mais específico, dialogar acerca das mazelas do pensamento simplificador no ensino remoto na Educação Básica. Este trabalho parte da indagação: De que maneira a transdisciplinaridade e a criatividade pode nos orientar para além de um olhar reducionista neste contexto de ensino remoto? A pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico com abordagem qualitativa. Os resultados evidenciam que neste período pandêmico, os professores apresentam dificuldades em romper com a fragmentação e simplificação do conhecimento. O trabalho aponta possibilidades no fazer pedagógico como também poderá contribuir para alavancar novos estudos sobre as práticas docentes neste cenário.
References
DARROW, F.; Allen, R. V. Actividades para el aprendizaje creador. Buenos Aires: Paiós,1965.
GUILFORD, R. D. Creatividad y educación. Buenos Aires: Paidós, Strom 1978.
MAGALHAES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. Formação de professores: elos da dimensão complexa e transdisciplinar. Goiânia: ED. da PUC Goiás, Liber, 2012.
MORAES, M. C. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana; WHH – Willis Harman House, 2008.
______. Da ontologia e epistemologia complexa à metodologia transdisciplinar. Revista Terceiro Incluído. Goiânia, GO, v.5, n.1, p. 1-19, jan./jun., 2015. Dossiê ECOTRANSD: Ecologia dos saberes e Transdisciplinaridade. Disponível em:
MORIN, E. Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. 8º ed. - Rio de Janeiro: Bertrand, Brasil, 2005.
______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011.
______. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 5.ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
TORRANCE, E. P. Implicacion es educativas de la creatividad. Salamanca: Anaya,1976.
TORRE, S. de La. Dialogando com a criatividade. Tradução de Cristina Mendes Rodriguez. São Paulo: Madras, 2005.
______. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução de WIT Languages. São Paulo: Madras, 2008.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).