EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA PARA UMA ATUAÇÃO CRÍTICA E CRIATIVA: UMA INICIATIVA TRANSDISCIPLINAR EM AULAS DE INGLÊS

Résumé

Neste artigo, objetivamos refletir sobre uma iniciativa transdisciplinar em aulas de inglês de um curso de formação universitária de professoras de línguas, com vistas a compreender seus possíveis desdobramentos para uma atuação crítica e criativa em contextos outros de educação linguística – a escola de educação básica sendo uma delas – e para além deles. Para tanto, fundamentamos nossas discussões em Andreotti e Menezes de Souza (2008a, 2008b), Ferraz (2015), Moraes (2015), Morin (2000), Rosa Suanno (2013), Suanno (2010, 2021), entre outras. Como aparato metodológico, nos valemos da pesquisa qualitativa e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2013). A iniciativa que analisamos foi inspirada na obra “Lendo o mundo por outros olhos”, de Andreotti e Menezes de Souza (2008a). Nossa análise aponta para uma atuação crítica e criativa das discentes envolvidas como desdobramentos dessa ação transdisciplinar, o que nos remete a uma religação não-linear de diferentes saberes e espaços.

Bibliographies de l'auteur

Barbra Sabota, UEG

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estágio de pós-doutoramento pelo Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada da UnB. Docente do curso de Letras Português e Inglês e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (Unidade de Anápolis - Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH/UEG). 

Ricardo Regis, Escola Interamérica - Goiânia (GO)

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás. Professor de Língua Inglesa na Escola Interamérica - Goiânia (GO). 

Mariana Mastrella de Andrade, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estágio de pós-doutoramento pelo mesmo programa. Docente do curso de Letras Português e Inglês e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (Unidade de Anápolis - Ciências Socioeconômicas e Humanas - UnUCSEH/UEG). 

Viviane Pires Viana Silvestre, Universidade de Brasília

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estudos de pós-doutoramento pela mesma instituição. Docente do Instituto de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília. 

Références

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Publiée
2021-08-13