ARQUITETÔNICA DISCURSIVA NA RESENHA DE PRODUTOS CULTURAIS: CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE DESIGUALDADES RACIAIS

Palavras-chave: Arquitetônica. Leitura Crítica. Resenha.

Resumo

Este estudo apresenta um relato de experiência com o ensino-aprendizagem, na escola pública em contexto pandêmico, do gênero discursivo resenha como meio de reflexão crítica sobre desigualdades raciais. A motivação desta pesquisa advém da necessidade de mobilização de meios tecnológicos para, em tempos de distanciamento social, viabilizar uma abordagem pedagógica que possibilite o desenvolvimento da reflexão crítica dos leitores. O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso de tecnologia digital no estudo do gênero resenha como meio de viabilizar reflexões sobre as desigualdades raciais. O referencial teórico mobilizado diz respeito à visão de Citelli (2019) sobre educomunicação; Ribeiro (2013; 2015) e Almeida (2018) sobre multiletramentos; às percepções de Nunes (2006) e Silva (2013) sobre dinâmicas raciais e aos conceitos de gêneros discursivos e arquitetônica por Bakhtin e o Círculo. O procedimento metodológico de pesquisa é qualitativo interpretativo de proposta pedagógica. Os resultados evidenciaram que as ferramentas digitais possibilitaram a articulação de uma sequência didática para o estudo discursivo da resenha com uma abordagem crítico-reflexiva sobre as desigualdades raciais. Conclui-se que o trabalho com resenha no contexto pandêmico pode mobilizar recursos multissemióticos e repertoriar os estudantes para reflexão crítica.

Biografia do Autor

Enrico de Castro Carvalho Silva, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutorando e bolsista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

 

Referências

ALMEIDA, Maria do Carmo S. Contribuições da Pedagogia dos Multiletramentos para a Educomunicação. In: Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação de 2 a 8 de setembro de 2018.São Paulo: Intercom, 2018. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/referencias.htm.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6ª ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. 3ª ed. Trad. Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

CAROL, MC. Delação Premiada. Letras, 2016. Disponível em: https://www.letras.mus.br/mc-carol/delacao-premiada/. Acesso em: 19 nov. 2020.

CAROL, MC. Delação Premiada. YouTube, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZfZLPXLGwUs. Acesso em: 19 nov. 2020.

CITELLI, Adilson O. Comunicação e educação: as pontes da linguagem. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v.16, n.46, p.314-332, mai./ago.2019.

COPSTEIN, Amanda. Mc Carol desbrava Portugal no Serralves em Festa. Noize, 2019. Disponível em: https://noize.com.br/resenha-mc-carol-desbrava-portugal-no-festival-serralves-em-festa/#1. Acesso em: 19 nov. 2020.

NUNES, Sylvia da Silveira. Racismo no Brasil: tentativas de disfarce de uma violência explícita. Psicologia USP, 2006, 17 (1), 89-98.

O ESTADO DE S. PAULO. “Conheci o inferno”: relato de MC Carol sobre sua adolescência. 2018. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/gente,conheci-o-inferno-relato-de-mc-carol-sobre-vida-e-preconceito-viraliza,70002233248. Acesso em: 19 nov. 2020.

ORMUNDO, Wilton e SINISCALCHI, Cristiane. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem: manual do professor, v. 2, 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

POLIDO, Bianca Garcia. Chadwick Boseman: a representatividade de uma geração. Jornal O Imparcial, 2020. Disponível em: https://www.imparcial.com.br/noticias/chadwick-boseman-a-representatividade-de-uma-geracao,37697#:~:text=O%20primeiro%20her%C3%B3i%20negro%20da,ansiosamente%20pelo%20lan%C3%A7amento%20do%20filme. Acesso em: 19 nov. 2020.

RIBEIRO, Ana Elisa. Palavra & Criação, Palavra e Criação: livro, leitura e escrita em pauta. Trem de Letras, Alfenas, v. 3, n.1, 2017. p.-126-136. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/tremdeletras/index. Acesso em 1 set.2020.

RIBEIRO, Ana Elisa. Tecnologia e poder semiótico: escrever, hoje. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 8, n.1, p.112-123, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/. Acesso em: 2 set. 2020.

SILVA, Tatiana Dias. Mulheres Negras, Pobreza e Desigualdades de Renda. In: MARCONDES, Mariana Mazzini. eat al.Dossiê mulheres negras:retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. Brasília: Ipea. Cap. IV. p. 109-132, 2013.

VILLARTA-NEDER, Marco Antônio. Contar para que e contar para quem: diálogo e arquitetônica na leitura, literatura e formação de professores. Devir Educação, Lavras, v. 2, n. 1, p. 55-67, jan./jun. 2018.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2ª ed. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.
Publicado
2022-09-13