ARQUITETÔNICA DISCURSIVA NA RESENHA DE PRODUTOS CULTURAIS: CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE DESIGUALDADES RACIAIS
Abstract
Este estudo apresenta um relato de experiência com o ensino-aprendizagem, na escola pública em contexto pandêmico, do gênero discursivo resenha como meio de reflexão crítica sobre desigualdades raciais. A motivação desta pesquisa advém da necessidade de mobilização de meios tecnológicos para, em tempos de distanciamento social, viabilizar uma abordagem pedagógica que possibilite o desenvolvimento da reflexão crítica dos leitores. O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso de tecnologia digital no estudo do gênero resenha como meio de viabilizar reflexões sobre as desigualdades raciais. O referencial teórico mobilizado diz respeito à visão de Citelli (2019) sobre educomunicação; Ribeiro (2013; 2015) e Almeida (2018) sobre multiletramentos; às percepções de Nunes (2006) e Silva (2013) sobre dinâmicas raciais e aos conceitos de gêneros discursivos e arquitetônica por Bakhtin e o Círculo. O procedimento metodológico de pesquisa é qualitativo interpretativo de proposta pedagógica. Os resultados evidenciaram que as ferramentas digitais possibilitaram a articulação de uma sequência didática para o estudo discursivo da resenha com uma abordagem crítico-reflexiva sobre as desigualdades raciais. Conclui-se que o trabalho com resenha no contexto pandêmico pode mobilizar recursos multissemióticos e repertoriar os estudantes para reflexão crítica.
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