ATIVIDADES REMOTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE EM MOMENTO DE PANDEMIA EM MANAUS

Palavras-chave: Prática docente. Educação Infantil. Ensino Remoto.

Resumo

O represente artigo vislumbra breve análise sobre a prática docente na Educação Infantil em momento de pandemia, considerando a dinamicidade do segmento e seu rompimento a partir da realização das atividades remotas como uma ação inovadora ao mesmo. O objetivo da pesquisa não consiste em enfatizar especificamente sobre a Educação Infantil ou formação docente; mas, sim buscar tomar ciência sobre a percepção docente do segmento em questão frente ao vivenciado. A fundamentação teórica foi embasada em Lopes (2009), Kenski (2007) e Kramer (2006) que contribuíram com a breve contextualização, sendo a pesquisa aplicada a 20 (vinte) docentes que responderam a um questionário fechado, possibilitando posterior tabulação e discussão dos resultados.

Biografia do Autor

Luana Souza, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestra em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales; Especialista em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis pela Faculdade de Ciências Agrárias – FCA, Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas – Ufam, Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Manaus, Gestora de Instituição de Educação Infantil da Divisão Distrital Zona Leste 1 – Semed / Manaus – AM. 

Eraldo Pereira Madeiro , Unitins

Doutor em Educação. Professor da Universidade Estadual do Tocantins – campus de Araguatins. Docente do Programa de Pós-Graduação Em Ciências da Educação da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – FICS – PY.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 10.fev.2021.

LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registros de práticas. São Paulo: Cortez, 2009. – (coleção docência em formação. Série educação infantil).

KENSKI. Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KRAMER, Sonia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação Infantil e/é fundamental. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 – Especial, p. 797-818, out. 2006.

MANAUS. Proposta Pedagógico–Curricular de Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação, 2016.

Publicado
2021-05-04