ATIVIDADES REMOTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE EM MOMENTO DE PANDEMIA EM MANAUS
Abstract
O represente artigo vislumbra breve análise sobre a prática docente na Educação Infantil em momento de pandemia, considerando a dinamicidade do segmento e seu rompimento a partir da realização das atividades remotas como uma ação inovadora ao mesmo. O objetivo da pesquisa não consiste em enfatizar especificamente sobre a Educação Infantil ou formação docente; mas, sim buscar tomar ciência sobre a percepção docente do segmento em questão frente ao vivenciado. A fundamentação teórica foi embasada em Lopes (2009), Kenski (2007) e Kramer (2006) que contribuíram com a breve contextualização, sendo a pesquisa aplicada a 20 (vinte) docentes que responderam a um questionário fechado, possibilitando posterior tabulação e discussão dos resultados.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 10.fev.2021.
LOPES, Amanda Cristina Teagno. Educação Infantil e registros de práticas. São Paulo: Cortez, 2009. – (coleção docência em formação. Série educação infantil).
KENSKI. Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
KRAMER, Sonia. As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação Infantil e/é fundamental. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 – Especial, p. 797-818, out. 2006.
MANAUS. Proposta Pedagógico–Curricular de Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).