PRODUÇÃO DE QUADRINHOS EM ATIVIDADES DE ESCRITA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
Résumé
As concepções de letramentos ganham espaço no e redimensionam a produção de textos no ambiente escolar. Propostas de redações mostram-se ineficazes para à medida que desconsideram o interlocutor, a esfera de circulação e o protagonismo do aluno. Tendo em vista o papel crucial dos letramentos na produção de textos e o posicionamento dos estudantes frente ao outro, este artigo apresenta uma proposta de leitura/escrita com o texto literário em aula de português. Nesse sentido, o foco é a retextualização produzida por estudantes do 6º ano da escola pública, do livro A Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson, adaptado em quadrinhos por Andrew Harrar, 2010. A fundamentação teórica ancora-se na concepção de gênero discursivo (BAKHTIN, 2016), discurso alheio (VOLÓCHINOV, 2017) e na linguagem dos quadrinhos postulada por Eisner (2015). Os resultados revelam que o aluno assume protagonismo, diante do texto literário, atualizando-o segundo seu ponto de vista.
Références
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
BRAIT, Beth. Tramas verbo-visuais da linguagem. In: Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2015 (p.193-228).
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. 4 ed. São Paulo: WMF Martins, 2010.
KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Maria V. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Maria V. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3 ed. São Paulo: Contexto 2018.
OLIVEIRA, Maria C.X de. A arte dos “quadrinhos” e o literário: a contribuição entre o diálogo verbal e visual para a reprodução e inovação dos modelos clássicos da cultura. Tese (Doutorado em estudos comparados) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. São Paulo, 2008.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane. (Org). Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. (p.13-36)
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2014.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2018.
SANTOS, Roberto Elisío dos. Aplicações das histórias em quadrinhos. In: Comunicação & Educação, São Paulo, p. 46 a 51, set./dez. 2001.
STEVENSON, Robert L. A Ilha do Tesouro. Adaptação Andrew Harrar. Desenhos de Richard Kohlrus. São Paulo: Farol Literário, 2010.
STEVENSON, Robert L. A Ilha do Tesouro. Coleção obra-prima de cada autor. São Paulo: Martin Claret: São Paulo, 2002.
VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQS no ensino. In: RAMA, Angêla (Org); BARBOSA, Alexandre; RAMOS, Paulo; VILELA, Túlio. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2016.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo; CHINEM, Nobu (Orgs.). Os pioneiros nos estudos de quadrinhos no Brasil. São Paulo: Criativo, 2013.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. notas e glossário Sheila Grillo; Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).