PRODUÇÃO DE QUADRINHOS EM ATIVIDADES DE ESCRITA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
Resumen
As concepções de letramentos ganham espaço no e redimensionam a produção de textos no ambiente escolar. Propostas de redações mostram-se ineficazes para à medida que desconsideram o interlocutor, a esfera de circulação e o protagonismo do aluno. Tendo em vista o papel crucial dos letramentos na produção de textos e o posicionamento dos estudantes frente ao outro, este artigo apresenta uma proposta de leitura/escrita com o texto literário em aula de português. Nesse sentido, o foco é a retextualização produzida por estudantes do 6º ano da escola pública, do livro A Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson, adaptado em quadrinhos por Andrew Harrar, 2010. A fundamentação teórica ancora-se na concepção de gênero discursivo (BAKHTIN, 2016), discurso alheio (VOLÓCHINOV, 2017) e na linguagem dos quadrinhos postulada por Eisner (2015). Os resultados revelam que o aluno assume protagonismo, diante do texto literário, atualizando-o segundo seu ponto de vista.
Citas
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