PRODUÇÃO DE QUADRINHOS EM ATIVIDADES DE ESCRITA: UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
Abstract
As concepções de letramentos ganham espaço no e redimensionam a produção de textos no ambiente escolar. Propostas de redações mostram-se ineficazes para à medida que desconsideram o interlocutor, a esfera de circulação e o protagonismo do aluno. Tendo em vista o papel crucial dos letramentos na produção de textos e o posicionamento dos estudantes frente ao outro, este artigo apresenta uma proposta de leitura/escrita com o texto literário em aula de português. Nesse sentido, o foco é a retextualização produzida por estudantes do 6º ano da escola pública, do livro A Ilha do Tesouro, Robert Louis Stevenson, adaptado em quadrinhos por Andrew Harrar, 2010. A fundamentação teórica ancora-se na concepção de gênero discursivo (BAKHTIN, 2016), discurso alheio (VOLÓCHINOV, 2017) e na linguagem dos quadrinhos postulada por Eisner (2015). Os resultados revelam que o aluno assume protagonismo, diante do texto literário, atualizando-o segundo seu ponto de vista.
References
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
BRAIT, Beth. Tramas verbo-visuais da linguagem. In: Literatura e outras linguagens. São Paulo: Contexto, 2015 (p.193-228).
BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. 4 ed. São Paulo: WMF Martins, 2010.
KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Maria V. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
KOCH, Ingedore V.; ELIAS, Maria V. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3 ed. São Paulo: Contexto 2018.
OLIVEIRA, Maria C.X de. A arte dos “quadrinhos” e o literário: a contribuição entre o diálogo verbal e visual para a reprodução e inovação dos modelos clássicos da cultura. Tese (Doutorado em estudos comparados) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. São Paulo, 2008.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROJO, Roxane. (Org). Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. (p.13-36)
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2014.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2018.
SANTOS, Roberto Elisío dos. Aplicações das histórias em quadrinhos. In: Comunicação & Educação, São Paulo, p. 46 a 51, set./dez. 2001.
STEVENSON, Robert L. A Ilha do Tesouro. Adaptação Andrew Harrar. Desenhos de Richard Kohlrus. São Paulo: Farol Literário, 2010.
STEVENSON, Robert L. A Ilha do Tesouro. Coleção obra-prima de cada autor. São Paulo: Martin Claret: São Paulo, 2002.
VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQS no ensino. In: RAMA, Angêla (Org); BARBOSA, Alexandre; RAMOS, Paulo; VILELA, Túlio. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2016.
VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo; CHINEM, Nobu (Orgs.). Os pioneiros nos estudos de quadrinhos no Brasil. São Paulo: Criativo, 2013.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. notas e glossário Sheila Grillo; Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).