FORMAÇÃO OU CAPACITAÇÃO?: O DISCURSO DA INOVAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE
Résumé
Em nossas pesquisas, temos observado a circulação da forma material inovação imbricada no discurso pedagógico, que tem funcionado na construção de evidências do sentido e determinado as leis e documentos que normatizam a educação brasileira. A formação docente não escapa a essas determinações. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo compreender o funcionamento discursivo da inovação educacional no âmbito das propostas de formação continuada para professores do Novo Ensino Médio. Como recorte metodológico, delimitamos a pesquisa no Estado de Santa Catarina, valendo-nos de materiais formulados pela Secretaria de Educação para constituir nosso arquivo de análise. Os materiais selecionados correspondem ao intervalo de 2017–2020, período que contempla os debates e decisões acerca de um novo formato de Ensino Médio no País e que coincide com crises de diversas ordens no País. Teoricamente, a pesquisa ancora-se na Análise do Discurso franco-brasileira, a partir de autores como Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Como resultados parciais das análises, vimos que demandas externas à educação – econômicas e de organismos internacionais – determinam suas práticas, o que se reflete nas propostas de formação docente continuada.
Références
COURTINE, Jean-Jacques. Definição de orientações teóricas e construção de procedimentos em Análise do Discurso. Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 14–35, 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/4090.
GALLO, Solange Maria Leda. O NOVO ENSINO MÉDIO E A LINGUAGEM: UMA REFORMA, MUITOS SENTIDOS/LANGUAGE IN THE NEW MIDDLE SCHOOL: ONE REFORM, MANY MEANINGS. Revista ECOS, [S. l.], v. 27, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4376. Acesso em: 16 jul. 2020.
GUILHAUMOU, Jacques; MALDIDIER, Denise. Efeitos do Arquivo. A análise do discurso no lado da História. In: ORLANDI, Eni (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
HENRY, Paul. Os fundamentos teóricos da “Análise Automática do Discurso” de Michel Pêcheux (1969). In: GADET, Francoise; HAK, Tony (eds.). Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. p. 13–38.
LEANDRO FERREIRA. O quadro atual da Análise do Discurso no Brasil. Espaços de Circulação da Linguagem, [S. l.], n. 27, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/viewFile/11896/7318.
LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina. Da ambiguidade ao equívoco - a resistência da língua nos limites da sintaxe e do discurso. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. p. 126
ORLANDI, Eni. Segmentar ou recortar. In: Linguística: questões e controvérsias. Uberaba: Centro de Ciências Humanas e Letras das Faculdades Integradas de Uberaba, 1984. p. 9–26.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2012.
ORLANDI, Eni Puccinelli. ENTREVISTA COM ENI ORLANDI / Interview with Eni Orlandi. [s.l: s.n.]
PAULIN ROMANOWSKI, Joana; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 10, n. 30, p. 285-300, jul. 2010. ISSN 1981-416X. Disponível em:
PÊCHEUX, Michel. DELIMITAÇÕES, INVERSÕES, DESLOCAMENTOS. Cadernos de Estudos Lingüísticos, [S. l.], v. 19, p. 7–24, 1990. DOI: 10.20396/cel.v19i0.8636823. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636823. Acesso em: 17 abr. 2020.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, Francoise; HAK, Tony (org.). Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. a.
PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni (ed.). Gestos de Leitura: da história no discurso. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. b.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: umacrítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2009.
PÊCHEUX, Michel. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Pontes, 2012.
PÊCHEUX, Michel. Análise do Discurso na França: especificidade de uma disciplina de interpretação. In: Legados de Michel Pêcheux: inéditos em Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2015.
PÊCHEUX, Michel. Abertura do Colóquio. In: CONEIN, Bernard; COURTINE, Jean-Jacques; GADET, Françoise; MARANDIN, Jean-Marie; PÊCHEUX, Michel (org.). Materialidades Discursivas. Campinas: Editora da Unicamp, 2016. p. 23–29.
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da Análise Automática do Discurso: Atualização e Perspectivas (1975). In: Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
SANTA CATARINA. Guia de Implantação dos Centros de Inovação: Livro I - conceito e fundamentos. Florianópolis: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, 2017.
SAUSSURE, Ferdinand De. Curso de Linguística Geral. 22. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
SED-SC; CIEB. Plano Estadual de Inovação e Tecnologia Educacional de Santa Catarina (PEITE), 2017.
SILVA, Mariza Vieira. Forma Escolar. In: Endici - Enciclopédia Discursiva da Cidade. Campinas: Unicamp, 2003.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).