FORMAÇÃO OU CAPACITAÇÃO?: O DISCURSO DA INOVAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE

Abstract

Em nossas pesquisas, temos observado a circulação da forma material inovação imbricada no discurso pedagógico, que tem funcionado na construção de evidências do sentido e determinado as leis e documentos que normatizam a educação brasileira. A formação docente não escapa a essas determinações. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo compreender o funcionamento discursivo da inovação educacional no âmbito das propostas de formação continuada para professores do Novo Ensino Médio. Como recorte metodológico, delimitamos a pesquisa no Estado de Santa Catarina, valendo-nos de materiais formulados pela Secretaria de Educação para constituir nosso arquivo de análise. Os materiais selecionados correspondem ao intervalo de 2017–2020, período que contempla os debates e decisões acerca de um novo formato de Ensino Médio no País e que coincide com crises de diversas ordens no País. Teoricamente, a pesquisa ancora-se na Análise do Discurso franco-brasileira, a partir de autores como Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Como resultados parciais das análises, vimos que demandas externas à educação – econômicas e de organismos internacionais – determinam suas práticas, o que se reflete nas propostas de formação docente continuada.

Author Biography

Debbie Mello Noble, PPGCL Unisul/ Doutoranda

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. 

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Published
2021-07-22