FORMAÇÃO OU CAPACITAÇÃO?: O DISCURSO DA INOVAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE
Abstract
Em nossas pesquisas, temos observado a circulação da forma material inovação imbricada no discurso pedagógico, que tem funcionado na construção de evidências do sentido e determinado as leis e documentos que normatizam a educação brasileira. A formação docente não escapa a essas determinações. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo compreender o funcionamento discursivo da inovação educacional no âmbito das propostas de formação continuada para professores do Novo Ensino Médio. Como recorte metodológico, delimitamos a pesquisa no Estado de Santa Catarina, valendo-nos de materiais formulados pela Secretaria de Educação para constituir nosso arquivo de análise. Os materiais selecionados correspondem ao intervalo de 2017–2020, período que contempla os debates e decisões acerca de um novo formato de Ensino Médio no País e que coincide com crises de diversas ordens no País. Teoricamente, a pesquisa ancora-se na Análise do Discurso franco-brasileira, a partir de autores como Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Como resultados parciais das análises, vimos que demandas externas à educação – econômicas e de organismos internacionais – determinam suas práticas, o que se reflete nas propostas de formação docente continuada.
References
COURTINE, Jean-Jacques. Definição de orientações teóricas e construção de procedimentos em Análise do Discurso. Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 14–35, 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/4090.
GALLO, Solange Maria Leda. O NOVO ENSINO MÉDIO E A LINGUAGEM: UMA REFORMA, MUITOS SENTIDOS/LANGUAGE IN THE NEW MIDDLE SCHOOL: ONE REFORM, MANY MEANINGS. Revista ECOS, [S. l.], v. 27, n. 2, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ecos/article/view/4376. Acesso em: 16 jul. 2020.
GUILHAUMOU, Jacques; MALDIDIER, Denise. Efeitos do Arquivo. A análise do discurso no lado da História. In: ORLANDI, Eni (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
HENRY, Paul. Os fundamentos teóricos da “Análise Automática do Discurso” de Michel Pêcheux (1969). In: GADET, Francoise; HAK, Tony (eds.). Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. p. 13–38.
LEANDRO FERREIRA. O quadro atual da Análise do Discurso no Brasil. Espaços de Circulação da Linguagem, [S. l.], n. 27, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/viewFile/11896/7318.
LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina. Da ambiguidade ao equívoco - a resistência da língua nos limites da sintaxe e do discurso. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. p. 126
ORLANDI, Eni. Segmentar ou recortar. In: Linguística: questões e controvérsias. Uberaba: Centro de Ciências Humanas e Letras das Faculdades Integradas de Uberaba, 1984. p. 9–26.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2012.
ORLANDI, Eni Puccinelli. ENTREVISTA COM ENI ORLANDI / Interview with Eni Orlandi. [s.l: s.n.]
PAULIN ROMANOWSKI, Joana; OLIVER MARTINS, Pura Lúcia. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 10, n. 30, p. 285-300, jul. 2010. ISSN 1981-416X. Disponível em:
PÊCHEUX, Michel. DELIMITAÇÕES, INVERSÕES, DESLOCAMENTOS. Cadernos de Estudos Lingüísticos, [S. l.], v. 19, p. 7–24, 1990. DOI: 10.20396/cel.v19i0.8636823. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636823. Acesso em: 17 abr. 2020.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, Francoise; HAK, Tony (org.). Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. a.
PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, Eni (ed.). Gestos de Leitura: da história no discurso. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. b.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: umacrítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora Unicamp, 2009.
PÊCHEUX, Michel. Análise de Discurso: Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Pontes, 2012.
PÊCHEUX, Michel. Análise do Discurso na França: especificidade de uma disciplina de interpretação. In: Legados de Michel Pêcheux: inéditos em Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2015.
PÊCHEUX, Michel. Abertura do Colóquio. In: CONEIN, Bernard; COURTINE, Jean-Jacques; GADET, Françoise; MARANDIN, Jean-Marie; PÊCHEUX, Michel (org.). Materialidades Discursivas. Campinas: Editora da Unicamp, 2016. p. 23–29.
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da Análise Automática do Discurso: Atualização e Perspectivas (1975). In: Por uma análise automática do discurso: Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997.
SANTA CATARINA. Guia de Implantação dos Centros de Inovação: Livro I - conceito e fundamentos. Florianópolis: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, 2017.
SAUSSURE, Ferdinand De. Curso de Linguística Geral. 22. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
SED-SC; CIEB. Plano Estadual de Inovação e Tecnologia Educacional de Santa Catarina (PEITE), 2017.
SILVA, Mariza Vieira. Forma Escolar. In: Endici - Enciclopédia Discursiva da Cidade. Campinas: Unicamp, 2003.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).