FORMAÇÃO: POR QUE PROBLEMATIZAR É PRECISO?
Résumé
O objetivo geral deste estudo é o de compreender como o poético, entrelaçado ao prosaico, pode contribuir para o despertar poético dos discentes e auxiliar nas formações acadêmica e pedagógica do docente. É uma pesquisa realizada com as produções escritas/artesanais dos discentes – as marcas sociais e históricas, dialogando com esse irracionalizável de Morin, e trazendo a dimensão poética para problematizar a formas/método de harmonizar e de enfrentar as vias da formação humana e profissional. Trata-se de um estudo ancorado nos pensamentos de Edgar Morin, de Gilbert Durand e de Gaston Bachelard, entre outros. A dimensão poética pode favorecer o desenvolvimento do sentir aliado ao pensar. Assim, a aventura entre emoção e razão pode ser constelada, construindo pontes e preparando os discentes para a travessia. Este estudo está aberto a novas investigações, a fim de que outros também busquem estrelas para alumiar o cenário educacional – tão carente de ilumin(ação).
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