FORMAÇÃO: POR QUE PROBLEMATIZAR É PRECISO?
Abstract
O objetivo geral deste estudo é o de compreender como o poético, entrelaçado ao prosaico, pode contribuir para o despertar poético dos discentes e auxiliar nas formações acadêmica e pedagógica do docente. É uma pesquisa realizada com as produções escritas/artesanais dos discentes – as marcas sociais e históricas, dialogando com esse irracionalizável de Morin, e trazendo a dimensão poética para problematizar a formas/método de harmonizar e de enfrentar as vias da formação humana e profissional. Trata-se de um estudo ancorado nos pensamentos de Edgar Morin, de Gilbert Durand e de Gaston Bachelard, entre outros. A dimensão poética pode favorecer o desenvolvimento do sentir aliado ao pensar. Assim, a aventura entre emoção e razão pode ser constelada, construindo pontes e preparando os discentes para a travessia. Este estudo está aberto a novas investigações, a fim de que outros também busquem estrelas para alumiar o cenário educacional – tão carente de ilumin(ação).
References
ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 2001.
_____________. Lições de feitiçaria: meditações sobre a poesia. São Paulo: Loyola, 2003.
_____________. Palavras para desatar nós. Campinas: Papirus, 2011.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A educação do ser poético. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro – RJ, 20/ 07 / 74 http://www.contioutra.com/a-educacao-do-ser-poetico-por-carlos-drummond-de-andrade/#ixzz3vYL9z0nG
BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos. Ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
________________. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
________________. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
BERRY, P. O corpo sutil de Eco: contribuições para uma psicologia arquetípica. Petrópolis: Vozes, 2014..
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças dos velhos. 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
CIRLOT, Juan-Eduardo. Dicionário de símbolos. São Paulo: Ed, Moraes, 1984.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. 26. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DOTY, William G. Heterônimos de Hermes. In: HILLMAN, James. Encarando os deuses. São Paulo: Ed. Pensamento: 1997.
FERRATER MORA, José. Diccionario de Filosofia. Barcelona: Alianza Editorial, 1982.
LARROSA, Jorge. Tremores. Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
LAPLANTINE, F; TRINDADE, L. O que é imaginário. São Paulo: Brasiliense, 1996.
MONTERO, Rosa. A ridícula ideia de nunca mais te ver. São Paulo: Todavia, 2019.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
____________. Amor, poesia, sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
____________. A aventura de O Método e para uma racionalidade aberta. São Paulo: Edições SESC, 2020.
MORIN, Edgar; DIAZ, Carlos Jesús Delgado. Reinventar a Educação: Abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.
PAULA CARVALHO, J. C. A culturanálise de grupos: teorias e heurísticas em educação e ação cultural. São Paulo: USP, 1990, mímeo.
PERNIOLA, Mário. Do sentir: hipóteses actuais. Lisboa: Editorial Presença,1993.
POSTMAN, Neil. O fim da Educação: redefinindo o valor da escola. Rio de Janeiro: Graphia, 2002.
YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).