IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS LOCAIS DIANTE DE UM PROBLEMA GLOBAL
Résumé
Os desafios enfrentados pela rede municipal de Educação de Araguatins, Estado do Tocantins, durante a pandemia do coronavírus, são semelhantes aos problemas que vêm ocorrendo no âmbito escolar em todas as partes do mundo. A Unesco faz uma lista de 13 consequências adversas do fechamento das escolas, que podem ser observadas em escala planetária. Realizamos uma pesquisa com o objetivo de analisar os níveis do impacto da pandemia do vírus COVID-19 no sistema de educação básica de Araguatins, segundo os padrões globais. A pesquisa foi direcionada a 100% dos diretores, coordenadores e professores, e a 5% dos alunos/responsáveis das 20 escolas da rede. Os resultados mostram que houve evasão de cerca de 33% dos alunos, mas que também houve engajamento dos profissionais no formato da educação remota mediada por tecnologia. Com a pesquisa, esperamos fornecer uma base confiável para norteamento de ações da nova configuração escolar.
Références
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. São Paulo, Paz e Terra, 1985.
LÉVY, Pierre. Educação e cybercultura: a nova relação com o saber. Caosmose, 1998. Disponível em: http://caosmose.net/pierrelevy/educaecyber.html. Acesso em: 21 jan. de 2021.
PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. In: Piaget. 2. ed. São Paulo, Abril Cultural, 1983. Os pensadores.
TEIXEIRA, Anísio. Educação como experiência democrática e como ciência experimental: nova fronteira para cooperação internacional. Biblioteca virtual Anísio Teixeira, 1966. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/educacao3.html. Acesso em: 21 jan. de 2021.
UNESCO, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences. Acesso em: 21 jan. de 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).