IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS LOCAIS DIANTE DE UM PROBLEMA GLOBAL

Palavras-chave: Pandemia e escola. Educação remota. Pesquisa escolar Araguatins.

Resumo

Os desafios enfrentados pela rede municipal de Educação de Araguatins, Estado do Tocantins, durante a pandemia do coronavírus, são semelhantes aos problemas que vêm ocorrendo no âmbito escolar em todas as partes do mundo. A Unesco faz uma lista de 13 consequências adversas do fechamento das escolas, que podem ser observadas em escala planetária. Realizamos uma pesquisa com o objetivo de analisar os níveis do impacto da pandemia do vírus COVID-19 no sistema de educação básica de Araguatins, segundo os padrões globais. A pesquisa foi direcionada a 100% dos diretores, coordenadores e professores, e a 5% dos alunos/responsáveis das 20 escolas da rede. Os resultados mostram que houve evasão de cerca de 33% dos alunos, mas que também houve engajamento dos profissionais no formato da educação remota mediada por tecnologia. Com a pesquisa, esperamos fornecer uma base confiável para norteamento de ações da nova configuração escolar.

Biografia do Autor

Ana Irene Carneiro Borges Lucena, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA, especialista em Gestão Escolar Integrada. Atualmente é Assessora Pedagógica da Universidade Estadual do Tocantins.

Luama Socio, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/IBILCE, mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/IBILCE e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professora na Universidade Estadual do Tocantins - Unitins.

Victor Fernandes Borges, Universidade Estadual do Tocantins

Graduado em Letras pela Faculdade Integrada de Araguatins- FAIARA (), especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Tocantins – UFT, mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins – UFT. Atualmente é Coordenador do Curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins.

Referências

OMS, 2020. Disponível em: https://www.who.int/news/item/07-03-2020-who-statement-on-cases-of-covid-19-surpassing-100-000. Acesso em: 21 jan. de 2021.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. São Paulo, Paz e Terra, 1985.

LÉVY, Pierre. Educação e cybercultura: a nova relação com o saber. Caosmose, 1998. Disponível em: http://caosmose.net/pierrelevy/educaecyber.html. Acesso em: 21 jan. de 2021.

PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. In: Piaget. 2. ed. São Paulo, Abril Cultural, 1983. Os pensadores.

TEIXEIRA, Anísio. Educação como experiência democrática e como ciência experimental: nova fronteira para cooperação internacional. Biblioteca virtual Anísio Teixeira, 1966. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/educacao3.html. Acesso em: 21 jan. de 2021.

UNESCO, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences. Acesso em: 21 jan. de 2021.
Publicado
2021-07-22