IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS LOCAIS DIANTE DE UM PROBLEMA GLOBAL

Resumen

Os desafios enfrentados pela rede municipal de Educação de Araguatins, Estado do Tocantins, durante a pandemia do coronavírus, são semelhantes aos problemas que vêm ocorrendo no âmbito escolar em todas as partes do mundo. A Unesco faz uma lista de 13 consequências adversas do fechamento das escolas, que podem ser observadas em escala planetária. Realizamos uma pesquisa com o objetivo de analisar os níveis do impacto da pandemia do vírus COVID-19 no sistema de educação básica de Araguatins, segundo os padrões globais. A pesquisa foi direcionada a 100% dos diretores, coordenadores e professores, e a 5% dos alunos/responsáveis das 20 escolas da rede. Os resultados mostram que houve evasão de cerca de 33% dos alunos, mas que também houve engajamento dos profissionais no formato da educação remota mediada por tecnologia. Com a pesquisa, esperamos fornecer uma base confiável para norteamento de ações da nova configuração escolar.

Biografía del autor/a

Ana Irene Carneiro Borges Lucena, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil- ULBRA, especialista em Gestão Escolar Integrada. Atualmente é Assessora Pedagógica da Universidade Estadual do Tocantins.

Luama Socio, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/IBILCE, mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/IBILCE e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é professora na Universidade Estadual do Tocantins - Unitins.

Victor Fernandes Borges, Universidade Estadual do Tocantins

Graduado em Letras pela Faculdade Integrada de Araguatins- FAIARA (), especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Tocantins – UFT, mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins – UFT. Atualmente é Coordenador do Curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins.

Citas

OMS, 2020. Disponível em: https://www.who.int/news/item/07-03-2020-who-statement-on-cases-of-covid-19-surpassing-100-000. Acesso em: 21 jan. de 2021.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. São Paulo, Paz e Terra, 1985.

LÉVY, Pierre. Educação e cybercultura: a nova relação com o saber. Caosmose, 1998. Disponível em: http://caosmose.net/pierrelevy/educaecyber.html. Acesso em: 21 jan. de 2021.

PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. In: Piaget. 2. ed. São Paulo, Abril Cultural, 1983. Os pensadores.

TEIXEIRA, Anísio. Educação como experiência democrática e como ciência experimental: nova fronteira para cooperação internacional. Biblioteca virtual Anísio Teixeira, 1966. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/educacao3.html. Acesso em: 21 jan. de 2021.

UNESCO, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences. Acesso em: 21 jan. de 2021.
Publicado
2021-07-22