IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS LOCAIS DIANTE DE UM PROBLEMA GLOBAL
Abstract
Os desafios enfrentados pela rede municipal de Educação de Araguatins, Estado do Tocantins, durante a pandemia do coronavírus, são semelhantes aos problemas que vêm ocorrendo no âmbito escolar em todas as partes do mundo. A Unesco faz uma lista de 13 consequências adversas do fechamento das escolas, que podem ser observadas em escala planetária. Realizamos uma pesquisa com o objetivo de analisar os níveis do impacto da pandemia do vírus COVID-19 no sistema de educação básica de Araguatins, segundo os padrões globais. A pesquisa foi direcionada a 100% dos diretores, coordenadores e professores, e a 5% dos alunos/responsáveis das 20 escolas da rede. Os resultados mostram que houve evasão de cerca de 33% dos alunos, mas que também houve engajamento dos profissionais no formato da educação remota mediada por tecnologia. Com a pesquisa, esperamos fornecer uma base confiável para norteamento de ações da nova configuração escolar.
References
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. São Paulo, Paz e Terra, 1985.
LÉVY, Pierre. Educação e cybercultura: a nova relação com o saber. Caosmose, 1998. Disponível em: http://caosmose.net/pierrelevy/educaecyber.html. Acesso em: 21 jan. de 2021.
PIAGET, Jean. Problemas de psicologia genética. In: Piaget. 2. ed. São Paulo, Abril Cultural, 1983. Os pensadores.
TEIXEIRA, Anísio. Educação como experiência democrática e como ciência experimental: nova fronteira para cooperação internacional. Biblioteca virtual Anísio Teixeira, 1966. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/educacao3.html. Acesso em: 21 jan. de 2021.
UNESCO, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences. Acesso em: 21 jan. de 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).