LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CODÓ, MARANHÃO
Résumé
A pesquisa teve como objetivo verificar a presença da ludicidade no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Araújo Silva (CMEI) em Codó, Maranhão. Além disso, buscou-se responder a seguinte indagação: quais contribuições da ludicidade para o processo ensino aprendizagem na perspectiva dos docentes? A pesquisa é de cunho qualitativo e o aporte metodológico para investigação ocorreu através de pesquisa de campo realizada no CMEI Maria Luiza Araújo Silva, tendo a observação como técnica de investigação. O instrumento utilizado para verificação dos dados ocorreu a partir de aplicação de questionários aos professores. Usamos como suporte bibliográfico autores como, Kishimoto (2016); Bacelar (2009); Luckesi (2005); Morais (2014) e fizemos análises dos documentos normativos como a Constituição Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n° 9.394/96); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI); Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros. A pesquisa demonstrou, ainda, a partir questionários aplicados, que a ludicidade faz parte da rotina dos professores do CMEI Maria Luiza Araújo Silva. Não obstante, observou-se que as atividades lúdicas não são utilizadas cotidianamente, tendo uma frequência maior a utilização do livro didático.
Références
BACELAR, V. L. D. E. Ludicidade e Educação Infantil. Salvador: Edufba, 2009.
BRASIL, Instituto Brasileiro de geografia e Estatística. Censo demográfico. Brasília, 2019.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Portal da Educação, 1990 - Versão atualizada 2017. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 19 mar. 2020.
_______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016. Acesso em: 15 mar. 2020.
______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.58 p. http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 29 mar. 2020.
______. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 27 mar. 2020.
______. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. 36 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. acesso em 23 de mar. de 2020.
______. Plano Nacional de Educação (PNE). 2014-2024 Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86 p. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2016/creditacao/PNE%202014-2024. Acesso em: 23 mar. 2020.
______. Base Nacional Comum Curricular. Portal da Educação, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 23 mar. 2020.
BORDIGNON, Jacqueline Gonçalves Cordeiro; CAMARGO, Gisele Brandelero. Ludicidade e Educação: Uma parceria que contribui para a aprendizagem. Caderno PDE – versão online. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_ped_artigo_jacqueline_goncalves_cordeiro_bordignon.pdf. Acesso em 04 de mar. De 2020.
CIPRIANO, Laudinéia do Socorro; MOREIRA, Elisângela. A importância da ludicidade para o desenvolvimento da psicomotricidade na prática dos profissionais da educação infantil. Versão online- Cadernos PDE. v.1. Paraná. 2016.
CODÓ. Lei no 1.727 de 23 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação (PME) e dá outras providências. Codó, Secretaria Municipal de Educação e Tecnologia (SEMECTI), 2015.
CORNETO, Nathalia. A importância da ludicidade na infância e o desenvolvimento integral da criança. In: Colloquium Humanarum. 2015. p. 86-96.
CRUZ, Samantha Guiçardi da; OLIVEIRA, Tatiane Aparecida; FANTACINI, Renata Andrea Fernandes. A indissociabilidade do brincar, cuidar e educar na Educação Infantil. Research, Society and Development, v. 4, n. 4, p. 227-238, 2017.
FERREIRA, Maria Clotide Rossetti. et al. Os Fazeres na educação infanti – 12 .ed. – São Paulo: Cortez: Ribeirão Preto, SP: Creche Carochinha : Ribeirão Preto, SP: CINEDI, 2011.
HAETINGER, M. G. Universo do Lúdico. In: HAETINGER, M. G. O universo Criativo da Criança na Educação. 4. ed. [S.l.]: [s.n.], 2005. Cap. 4, p. 81-93.
JORGE, A. S. Ludicidade e educação infantil. Avesso do Avesso, v. 4, n. 4, p. 74 -99, 2006.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. Pro-Proposição, v. 6, n. 17, p. 46-63, junho 2016.
LOPES, C. Design de ludicidade. revista entreideias, Salvador , v. 3, n. 2, p. 25-46, Jul/dez 2014.
LUCKESI, C. C. Docplayer. Docplayer, 2005. Disponivel em: https://docplayer.com.br/51232908-Ludicidade-e-atividades-ludicas-uma-abordagem-a-partir-da-experiencia-interna-cipriano-carlos-luckesi-1.html. Acesso em: 20 jan. 2020.
MATOS, M. M. O lúdico na formação do educador: contribuições na educação. Cairu em Revista, v. 2, n. 2, p. 133-142, Jan 2013.
MASSA, M. D. S. Ludicidade: da Etimologia da Palavra. Aprender - Cad. de Filosofia e Psic. da Educação, Vitória da Conquista, v. 14, p. 111-130, 2015.
MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, p. 1-16, 2014.
MARANHÃO. Plano Estadual de Educação. São Luís, 2014. Disponível em: https://www.educacao.ma.gov.br/files/2016/05/suplemento_lei-10099-11-06-2014-PEE. Acesso em: 19 out. 2020.
MARIA, Vanessa Moraes et. al. A ludicidade no processo ensino-aprendizagem. Corpus et Scientia, v. 5, n. 2, p. 5-17, setembro 2009.
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. livro eletrônico / Curitiba: IBEpx, 2013.
SANTOS, Eliane Brito dos. A ludicidade na educação infantil: perspectivas a partir de uma escola de Lagoa de Dentro/PB – João Pessoa: UFPB, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3406/1/EBS25112016.pdf. Acesso: 10 dez. 2020.
SANTOS, J. S. O lúdico na educação infantil. In: IV Fiped - Forum Internacional de pedagogia. Campina Grande: Realize. 2012. p. 16.Disponivel em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/ludico.pdf. Acesso em: 19 nov.2020.
TEODORO, Nilce Mara. Metodologia de Ensino: uma contribuição pedagógica para o processo de aprendizagem da diferenciação. 2010. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2234-8.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).