LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CODÓ, MARANHÃO

Résumé

A pesquisa teve como objetivo verificar a presença da ludicidade no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Araújo Silva (CMEI) em Codó, Maranhão. Além disso, buscou-se responder a seguinte indagação: quais contribuições da ludicidade para o processo ensino aprendizagem na perspectiva dos docentes? A pesquisa é de cunho qualitativo e o aporte metodológico para investigação ocorreu através de pesquisa de campo realizada no CMEI Maria Luiza Araújo Silva, tendo a observação como técnica de investigação. O instrumento utilizado para verificação dos dados ocorreu a partir de aplicação de questionários aos professores. Usamos como suporte bibliográfico autores como, Kishimoto (2016); Bacelar (2009); Luckesi (2005); Morais (2014) e fizemos análises dos documentos normativos como a Constituição Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei n° 9.394/96); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI); Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre outros. A pesquisa demonstrou, ainda, a partir questionários aplicados, que a ludicidade faz parte da rotina dos professores do CMEI Maria Luiza Araújo Silva. Não obstante, observou-se que as atividades lúdicas não são utilizadas cotidianamente, tendo uma frequência maior a utilização do livro didático.

Bibliographies de l'auteur

Maria Léia da Silva dos Reis, Universidade Federal do Maranhão.

Graduada em Pedagogia, Universidade Federal do Maranhão.

Cristiane Dias Martins da Costa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação, Universidade Federal do Maranhão.

José Carlos Aragão Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em História, Universidade Federal do Maranhão.

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Publiée
2021-05-03