ENSINO SUPERIOR EM TRILHAS FREIREANAS: TEXTOS E CONTEXTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
Résumé
Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a formação de professores orientada pela perspectiva teórica freireana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que segue pistas, busca indícios em um caminhar atento aos sujeitos em seus espaços e culturas. Isto é, educadores(as) populares que desenvolvem ações em contextos educacionais diversos. No desenvolvimento do estudo, perpassamos nuances históricas da formação de professores; avançamos questionando a educação superior, especificamente a formação docente; e nos aproximamos do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. Os resultados revelam um cenário adverso, porém observamos que as construções freireanas abrem fissuras no contexto de desafios trazendo indícios de uma formação humanizadora que não desconsidera o conteúdo, mas o valoriza, significando-o socialmente. Formar professores orientados por proposições freireanas envolve considerar o espaço no qual a obediência cede lugar ao respeito, e o compromisso é impulsionado pela motivação, um caminhar educacional que visa à emancipação social.
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