ENSINO SUPERIOR EM TRILHAS FREIREANAS: TEXTOS E CONTEXTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a formação de professores orientada pela perspectiva teórica freireana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que segue pistas, busca indícios em um caminhar atento aos sujeitos em seus espaços e culturas. Isto é, educadores(as) populares que desenvolvem ações em contextos educacionais diversos. No desenvolvimento do estudo, perpassamos nuances históricas da formação de professores; avançamos questionando a educação superior, especificamente a formação docente; e nos aproximamos do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. Os resultados revelam um cenário adverso, porém observamos que as construções freireanas abrem fissuras no contexto de desafios trazendo indícios de uma formação humanizadora que não desconsidera o conteúdo, mas o valoriza, significando-o socialmente. Formar professores orientados por proposições freireanas envolve considerar o espaço no qual a obediência cede lugar ao respeito, e o compromisso é impulsionado pela motivação, um caminhar educacional que visa à emancipação social.

Biografía del autor/a

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. 

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa - México.  Pós-Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP e Cátedra Paulo Freire da Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Bolsista Produtividade do CNPq. 

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Publicado
2021-07-22