ENSINO SUPERIOR EM TRILHAS FREIREANAS: TEXTOS E CONTEXTOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumen
Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a formação de professores orientada pela perspectiva teórica freireana. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que segue pistas, busca indícios em um caminhar atento aos sujeitos em seus espaços e culturas. Isto é, educadores(as) populares que desenvolvem ações em contextos educacionais diversos. No desenvolvimento do estudo, perpassamos nuances históricas da formação de professores; avançamos questionando a educação superior, especificamente a formação docente; e nos aproximamos do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire. Os resultados revelam um cenário adverso, porém observamos que as construções freireanas abrem fissuras no contexto de desafios trazendo indícios de uma formação humanizadora que não desconsidera o conteúdo, mas o valoriza, significando-o socialmente. Formar professores orientados por proposições freireanas envolve considerar o espaço no qual a obediência cede lugar ao respeito, e o compromisso é impulsionado pela motivação, um caminhar educacional que visa à emancipação social.
Citas
CARDOSO, Tomelina. Salto para o Futuro. Educação ao longo da vida: depoimento [abril, 2009]. Entrevistadores: Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro. Rio de Janeiro: TV Escola, 2009. 50 min. Disponível em: < https://api.tvescola.org.br/tve/salto>. Acesso em: 24 set. 2009.
CATINI, Carolina. Educação e empreendedorismo da barbárie. In: CASSIO, Fernando (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo, Boitempo, 2019. p. 33 – 40.
COSTA, Jaqueline Mendes; ROLIM, Carmem Lucia. Classe hospitalar: atendimento educacional à criança em tratamento de saúde. Educação & Formação, v. 5, n. 3, p. e2098, 27 jul. 2020. Disponível em:
DALCIN, Andréia. La Salle e a formação de mestres-professores: as orientações contidas no guia das escolas cristãs para o ensino da aritmética. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 448 – 467, Jun. 2018.
DIAS SOBRINHO, José. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1223-1245, Dez. 2010.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 23a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979a.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979b.
FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida. Método e metodologia na pesquisa científica. 2a ed. São Caetano do Sul, São Paulo, Yendis Editora, 2007.
GINZBURG, Carlo. Micro-história e outros ensaios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
GÓES, Wany Marcele Costa. Educação Popular em Ambiente hospitalar: construção de identidades como processo de afirmação cultural. Dissertação em Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2009.
GOMES, Roger Marcelo Martins. Micro-história e psicanálise: Ginzburg discute o caso clínico homem dos lobos de Sigmund Freud. Circumscribere, São Paulo, SP, n. 24, v. 2, p. 83-98, out. 2019.
GONÇALVES, Ana Karla da C.; LEAL, Milene Vasconcelos. Práticas pedagógicas dialógicas: um olhar para a educação de idosos. In: OLIVEIRA, Ivanilde A.; MOTA NETO, João C.; SANTOS, Tânia R. Lobato. Caderno de Atividades Pedagógicas em educação popular: pesquisas e narrativas. Belém: Gráfica Santa Cruz, 2018. p. 175-188.
HARPER, Babette et al. Cuidado escola! Desigualdade, domesticação e algumas saídas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 3ª edição. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1992.
MATOS, Lyandra Lareza da Silva. Educadores populares freireanos: um olhar para as práticas educativas. Dissertação em Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2015.
MICHEL, Allison. Salto para o Futuro. Educação ao longo da vida: depoimento [abril, 2009]. Entrevistadores: Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro. Rio de Janeiro: TV Escola, 2009. 50 min. Disponível em: < https://api.tvescola.org.br/tve/salto>. Acesso em: 25 nov. 2019.
MOTA, João Colares; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória na Amazônia. Rev. Ed. Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 23-35, set./dez. 2017.
NERI, Isabell Theresa Tavares. Cartografia de saberes de mulheres ribeirinhas em uma classe hospitalar na Amazônia paraense. Dissertação em Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO POPULAR PAULO FREIRE. Cátedra Paulo Freire, 2019. Disponível em:
OLIVEIRA, Ivanilde A.; MOTA NETO, João C.; SANTOS, Tânia R. Caderno de Atividades Pedagógicas em educação popular: pesquisas e narrativas pedagógicas. Belém: NEP/CCSE/UEPA, 2018.
OLIVEIRA, Ivanilde A. Salto para o Futuro. Educação ao longo da vida: depoimento [abril, 2009]. Entrevistadores: Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro. Rio de Janeiro: TV Escola, 2009. 50 min. Disponível em: < https://api.tvescola.org.br/tve/salto>. Acesso em: 24 nov. 2019.
OLIVEIRA, Ivanilde A.; SANTOS, Tânia R. Lobato. Amor, esperança e educação: relato de experiência em uma educação popular na Amazônia. Instituto Paulo Freire, 2006. Disponível em:
OLIVERA, Desirée. Salto para o Futuro. Educação ao longo da vida: depoimento [abril, 2009]. Entrevistadores: Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro. Rio de Janeiro: TV Escola, 2009. 50 min. Disponível em: < https://api.tvescola.org.br/tve/salto>. Acesso em: 24 set. 2009.
PARO, Vitor Henrique. Professor: artesão ou operário. São Paulo: Cortez, 2018.
PEREIRA, Roger Trindade et al. Processo de efetivação das políticas públicas para a educação hospitalar na Região Norte do país. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 5, n. 6, p. 236-348, 2018. Disponível em:
RAUBER, P. Por que a História da Educação em um curso de pós-graduação? In:_____. Metodologia do Ensino Superior. Dourados: Unigran, 2008, p. 17-28.
RODRIGUES, Elaine Valéria. Educação em saúde para pacientes vítimas de escalpelamento em tratamento hospitalar: elaboração e validação de cartilha educativa. Dissertação em Gestão da Saúde, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Belém, 2018.
ROLIM, Carmem Lucia Artioli. A educação matemática e o poder: uma história a contrapelo. Revista Contrapontos, Santa Catarina, v. 16, n. 1. p. 62-77, 2016. Disponível em:
ROLIM, Carmem Lucia Artioli. Educação hospitalar: uma questão de direito. Rev. Actual. Investig. Educ, San José , v. 19, n. 1, p. 700-719, Abr. 2019 . Disponível em:
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009.
SOUZA, Zilmene Santana; ROLIM, Carmem Lucia Artioli. As vozes das professoras na pedagogia hospitalar: descortinando possibilidades e enfrentamentos. Rev. Bras. Educ. Espec., Bauru , v. 25, n. 3, p. 403-420, Set. 2019. Disponível em:
SERAFIM, Milena Pavan. Compreendendo o atual momento da educação superior brasileira: cultivando a mais lúcida consciência. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 02, p. 351-356, jul. 2019.
TAGLIAVINI, João Virgílio; PIANTKOSKI, Marcelo Adriano. João Batista de La Salle (1651-1719): um silêncio eloquente em torno do educador católico que modelou a escola moderna. Revista HISTEDBR, Campinas, v. 13, n. 53, p. 16-40, out. 2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).