MATÉRIA FABULAR NA LITERATURA INDÍGENA: A ONÇA E O FOGO AND AS SERPENTES QUE ROUBARAM A NOITE
Résumé
Durante muito tempo as narrativas indígenas foram veiculadas nas comunidades por meio da oralidade, contudo, com o acesso a uma das principais tecnologias das pessoas não-indígenas, a escrita, os indígenas passaram a documentar suas histórias e a expandir o acesso a sua cultura também por meio do texto impresso, em particular, através do texto literário. Além da carga cultural presente nessas narrativas há também intencionalidade implícita, relacionada à denúncia e à reparação das condições marcadas pelo preconceito, a opressão e a violência que ainda perduram contra os povos originários desde a Colonização. Sem perder de vista essa perspectiva, o presente estudo baseia-se na reflexão sobre o conteúdo fabular presente em um conjunto de produções de autoria indígena que circulam no mercado editorial brasileiro, voltado ao público leitor infanto-juvenil. Com o intuito de concentrar a análise com base em um recorte temático elegemos a figuração da onça, nesse material. O estudo de caso considerou as produções As Serpentes que roubaram a noite de Daniel Munduruku (2001) e A Onça e o Fogo de Cristino Wapichana (2009).
Références
ANDRADE,Viviane Lucy Vilar de & MARTINS, Helena Franco. Sobre a identidade da metáfora literária: uma análise do Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta. Veredas, 2, (2011). Disponível em https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2011/05/artigo-164.pdf.
BARROS, Ivanilde de Lima. O desejo de navegar e as âncoras na tradição: memória e identidade em Daniel Munduruku. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2014.
CARDONA, Fabio Gómez. El Jaguar en la Literatura Kogi. Análisis del complejo simbólico asociado con el jaguar, el chamanismo y lo masculino en la literatura Kogi. Dissertação (Mestrado). Maestría Literatura Colombiana y Latinoamericana Escuela de Estudios Literarios Universidad del Valle, Santiago de Cali, 2010
DEZOTTI, Maria Celeste Consolin. Tradição da Fábula: de Esopo a La Fontaine. Brasília: Editora Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa oficial do Estado de São Paulo, 2003.
FURQUIM, Fúlvia Maria Giaretta de Ameida. Pontes e rupturas no fabular de Wilson Bueno. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2007.
GUEDES, Clarissa. Interculturalidade em foco na obra de Kaká Werá Jecupé: As fabulosas fáubulas de Iauaretê. Anais do II Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais – SILLPRO: espaço, território e região, 19 a 22 de maio de 2014/ org. Bruno Misturini, Larissa Rizzon da Silva. Caxias do Sul, RS: UCS, 2014. Disponível em https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/II-Sillpro-Posteres-Completos.pdf
SILVA JÚNIOR, Fernando Alves da Silva. Tradução e Xamanismo na Poética Indígena. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.
LIMA, Fabio de Sousa; LIMA, Danielle dos Santos Pereira & CAVALCANTE, Olendina de Carvalho. O Sistema de Nominação Wapichana: a corporalidade e a tessitura social da pessoa. Anthropológicas. n. 29(1), p. 115-135, 2018. Disponível em file:///C:/Users/TS-P/Downloads/24008-131289-1-PB%20(1).pdf.
MACEDO, Clarissa Moreira de. O homem na voz dos bichos: o antropomorfismo em contos de Guimarães Rosa e Miguel Torga. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural – PPGLDC, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana: 2013.
MATOS, Beatriz de Almeida. Povo onça, povo larva: Animais e plantas na constituição da pessoa, diferenciação de gênero e parentesco matses. Revista de Antropologia, v.61, n. 3, 2018. Disponível em http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/152038.
MUNDURUKU, Daniel. As Serpentes que roubaram a noite e outros mitos. São Paulo: Peirópolis, 2001. (Coleção Memorias Ancestrais – Povo Munduruku).
NÓBREGA, Marcelo Vieira da et al.. O oncismo na literatura popular: movências entre os diferentes gêneros de tradição oral em sala de aula. Anais do III Congresso Nacional de Educação - CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21650.
PERES, Julie Stefanie Dorrico. Autoria e performance nas narrativas míticas indígenas amondawa. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2015.
PORTELA, Oswaldo. A fábula. Revista de Letras, n.32, 1983. Disponível em https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/19338/12634
WAPICHANA, Cristino. A Onça e o Fogo. São Paulo: Amarilys, 2009.
WUNENBURGER, Jean-Jacques. O imaginário. Tradução de Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2007.
VINÃS, José Arturo Jiménez. Rugidos entre los Andes: una historia del Jaguar en la Región Andina (1820-1910). Dissertação (Mestrado). Faculdad de Ciencias Humanas, Departamento de Historia, Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).