ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE BIOLOGIA CELULAR PARA O ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO
Résumé
O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento e aplicação de atividade prática sobre biologia celular para o curso técnico. Foram elaborados roteiros contendo objetivos, materiais, procedimentos, espaços para anotações e registros de observações, referências e contribuições. As atividades foram realizadas em quatro etapas: identificação e manuseio do microscópio; preparação de materiais e exercícios de observações; preparações e observações de células. As avaliações ocorreram durante e após o desenvolvimento das atividades. Os resultados mostraram a motivação, participação intensa em todas as etapas, aquisição das competências e habilidades previstas. O acompanhamento individualizado permitiu observar dificuldades dos alunos e atendimento evitando distorções nos entendimentos, nas observações, nos registros e esquemas. Alunos executaram atividades sem interferência direta demonstrando autonomia e domínio sobre a própria aprendizagem. As etapas propiciaram aquisição de habilidades para manuseio de instrumentos, procedimentos de preparações, observações e registros. Planejamento em etapas evitou que o grande número de alunos se configurasse como um fator limitante e otimizou o processo de ensino e aprendizagem.
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