ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE BIOLOGIA CELULAR PARA O ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

Resumen

O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento e aplicação de atividade prática sobre biologia celular para o curso técnico. Foram elaborados roteiros contendo objetivos, materiais, procedimentos, espaços para anotações e registros de observações, referências e contribuições. As atividades foram realizadas em quatro etapas: identificação e manuseio do microscópio; preparação de materiais e exercícios de observações; preparações e observações de células. As avaliações ocorreram durante e após o desenvolvimento das atividades. Os resultados mostraram a motivação, participação intensa em todas as etapas, aquisição das competências e habilidades previstas. O acompanhamento individualizado permitiu observar dificuldades dos alunos e atendimento evitando distorções nos entendimentos, nas observações, nos registros e esquemas. Alunos executaram atividades sem interferência direta demonstrando autonomia e domínio sobre a própria aprendizagem. As etapas propiciaram aquisição de habilidades para manuseio de instrumentos, procedimentos de preparações, observações e registros. Planejamento em etapas evitou que o grande número de alunos se configurasse como um fator limitante e otimizou o processo de ensino e aprendizagem.

Biografía del autor/a

Moacir Wuo, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998). Licenciado em Ciências Biológicas UMC, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (1986), Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (1973), Habilitação em Administração Escolar, Habilitação em Supervisão Escolar. 

Citas

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.19, n. 3, p.291-313, 2002.

BRIDI, Jacira Helena; SANT´ ANA, Marilaine de Fraga; GELLER, Marlise e SILVA, Juliana da. El uso de actividad de latoratorio de biología para la enseñanza de matemática en los años iniciales: una estrategia interdisciplinaria de enseñanza y aprendizaje. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n.3, p.131-150, 2010.

COBALCHINI, Meirielli Gusso. Elaboração de aulas práticas investigativas de citologia para alunos do primeiro ano do ensino médio. Cadernos PDE – Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do professor PDE – Produções Didático-Pedagógicas. Volume II. Secretaria da Educação do Governo do Estado do Paraná, 2016.

-150,

COSTA, Gilmara Ribeiro e Batista, Keila Moreira. A importância das atividades práticas nas aulas de ciências nas turmas do ensino fundamental. REVASF, v. 7, n.12, p. 06-20, 2017

DILLON, J. A Review of the Research on Practical Work in School Science. King’s College London. Disponível em:

<http://www.score-education.org/downloads/practical_work/review_of_research.pdf>. Acesso em: 10 ago.2019.

DÖRING, Frank e STRÖHLE, Alexander. Nutritional biology: a neglected basic discipline of nutritional science. Genes Nutr, v.10, n.55, p. 1-5, 2015.

NWAGBO, Chinwe e CHUKELU, Uzoamaka C. Effects of Biology Practical Activities on StudentsProcess Skill Acquisition. SemanticScholar, 2008. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/Effects-of-Biology-Practical-Activities-on-Skill-Nwagbo/79b16e90e464c2c85dda2c2d57e87e37b8ee43cc> Acesso em: 02 abr 2018.

OMMEN, Ben van; CAVALLIERI, Duccio; ROCHE, Helen M. ; ULLA, I. Klein e DANIEL, Hannelore. The challenges for molecular nutrition research 4: the ‘‘nutritional systems biology level’’. Genes Nutr, n. 3, p.107–113, 2008.

PERUZZI, Sarah Luchese e FOFONKA, Luciana. A importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento: a visão dos professores das ciências da natureza. Revista Educação Ambiental em Ação, ano XII, n. 27, 2014.

THOMAZ, Jailma Souza; DIAS, Leiliane de Brito; OLIVEIRA, Lucimere de Souza; COSTA, Gysleynne Gomes da Silva e CAVALCANTI, Mário Luiz Farias. Aula prática de microscopia aplicada no ensino de célula no ensino médio: relato de caso. IV Congresso Nacional de Educação. 2017

VAINI, Jussara Oliveira; CRISPIM, Bruno do Amaral; PEREIRA, Maria Fernanda Ramos e FERNANDES, Marcos Gino. Aulas práticas de biologia celular para alunos do ensino médio da rede pública de ensino na cidade de Dourados-MS: um relato DE experiência. Horizontes – Revista de Educação, n.1, v1, p. 145-152, 2013.

Publicado
2021-10-18