‘IMAGINE AS POSSIBILIDADES: VOCÊ PODE SER O QUE QUISER’: DIVERSIDADE EM NOVAS REPRESENTAÇÕES MULTIMODAIS DE INFÂNCIA NA CAMPANHA DA BONECA BARBIE®

Résumé

Nosso artigo propõe uma análise multimodal da campanha publicitária da boneca Barbie ® Imagine as Possibilidades[1] da Mattel (2015), cujo foco está na interface verbo-visual, ancorando-se nos estudos de Halliday (1989, 1994), nas metafunções visuais representacional e interativa de Kress e van Leeuwen (1996, 2000, 2006) para uma abordagem multimodal complementar. Nossos resultados apontam que a campanha publicitária propõe não apenas a venda de bonecas e brinquedos direcionados ao gênero feminino, mas também a integração de semioses, ao enfatizar que é permitido “ser” o que quiser, ressignificando a força das bonecas Barbie e constatando uma nova representatividade da mulher na sociedade por meio de papeis sociais diversos, com vistas a atribuir-lhe, assim, voz e vez.  Além disso, estabelece maior diversidade à medida que fornece múltiplas facetas, o que é demonstrado através das escolhas semióticas realizadas.

 

[1] Título original em inglês: Barbie ® Imagine the Possibilities: You Can Be Anything (Mattel, 2015)

Bibliographies de l'auteur

Keila Gabryelle Leal Aragão, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras/Licenciatura em Língua Portuguesa (UFPB); Mestra em Linguística (PROLING/UFPB); Doutoranda em Linguística (PROLING/UFPB); Universidade Federal da Paraíba.

José Maria De Aguiar Sarinho Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Letras/ Licenciatura em Língua Portuguesa e Inglesa (UPE); Mestre em Letras (UEPB); Doutorando em Linguística (PROLING/UFPB). Universidade Federal da Paraíba.

Danielle Barbosa Lins de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Letras/Licenciatura em Língua Inglesa (UFPB); Mestra em Língua e Literatura Inglesa (UFSC); Doutora em Língua e Literatura Inglesa (UFSC); Professora Associada no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) e na Pós-Graduação em Lingüística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba.  

Références

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Publiée
2021-04-29