Abstract
Nosso artigo propõe uma análise multimodal da campanha publicitária da boneca Barbie ® Imagine as Possibilidades[1] da Mattel (2015), cujo foco está na interface verbo-visual, ancorando-se nos estudos de Halliday (1989, 1994), nas metafunções visuais representacional e interativa de Kress e van Leeuwen (1996, 2000, 2006) para uma abordagem multimodal complementar. Nossos resultados apontam que a campanha publicitária propõe não apenas a venda de bonecas e brinquedos direcionados ao gênero feminino, mas também a integração de semioses, ao enfatizar que é permitido “ser” o que quiser, ressignificando a força das bonecas Barbie e constatando uma nova representatividade da mulher na sociedade por meio de papeis sociais diversos, com vistas a atribuir-lhe, assim, voz e vez. Além disso, estabelece maior diversidade à medida que fornece múltiplas facetas, o que é demonstrado através das escolhas semióticas realizadas.
[1] Título original em inglês: Barbie ® Imagine the Possibilities: You Can Be Anything (Mattel, 2015)
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