A LITERATURA INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL: O RECONTO DE “OS TRÊS PORQUINHOS” POR UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

Résumé

Este artigo apresenta a importância da literatura infantil no desenvolvimento da linguagem oral a partir do reconto de “Os Três Porquinhos” por uma criança com síndrome de Down. A pesquisa foi realizada com uma criança que frequenta o Laboratório de Pesquisa e Estudos em Neurolinguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. O reconto da história ocorreu durante uma sessão de atendimento individual que visa favorecer o aprimoramento da oralidade. O aporte teórico foi fundamentado em Vygotski (1997) sobre a teoria histórico cultural e a deficiência intelectual; Cademartori (2010), Coelho (2000) e Zilberman (1995) acerca da literatura infantil, em Schwartzman (2003) sobre síndrome de Down; Cunningham (2008) e Miller (1995) que abordam a linguagem na síndrome de Down. Os resultados evidenciam que o contato com a literatura infantil desperta a imaginação e enfatiza as habilidades sociocomunicativas, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem oral da criança.

Bibliographies de l'auteur

Rayana Thyara de Lima Rêgo Ladeia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 

 

Andréia de Melo Costa Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. 

Carla Salati Almeida Ghirello-Pires, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. 

Emanuelle de Souza Silva Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publiée
2021-01-21